Paraná

Corpo de Bombeiros vai receber 45 novos veículos até 2019, inclusive com plataformas

Imagem ilustrativa. Foto: Átila Alberti

O Corpo de Bombeiros do Paraná iniciou processo para aquisição de 45 novos caminhões de combate a incêndio. A licitação para compra dos veículos foi autorizada pelo governo do estado e divulgada pela governadora Cida Borghetti durante a cerimônia de passagem de comando da corporação na última sexta-feira (19). O investimento do governo será de aproximadamente R$ 41 milhões e os veículos serão entregues até julho de 2019.

Todos os caminhões solicitados pela corporação são do modelo ABTR, utilizado em combates a incêndios, atendimentos em acidentes e outras situações de salvamento. “Eles são menores, transportam 4,5 mil litros de água e possuem mais facilidade para se deslocar na cidade”, explicou o major Leonardo Mendes dos Santos, chefe de comunicação social da instituição.

Segundo ele, as empresas interessadas em montar os veículos podem se manifestar a partir de 6 de novembro com propostas de caminhões que ofereçam deslocamento seguro às equipes. Entre os itens de segurança solicitados no edital estão sistemas de controle de tração e de derrapagem.

O vencedor da licitação terá cinco meses para entregar os veículos, que serão distribuídos para diversas cidades do Paraná, de acordo com as necessidades apontadas previamente pelos comandos locais. A lista dos municípios atendidos ainda não foi divulgada.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

Plataformas

Três viaturas com plataformas de salvamento também serão entregues ao Corpo de Bombeiros no primeiro semestre de 2019. Os equipamentos são resultado de uma licitação internacional de 2011 que saiu da gaveta apenas em março deste ano após a capital paranaense ficar mais de um ano sem equipamentos adequados para combate a incêndio em grandes alturas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a única escada Magirus da corporação em Curitiba precisou de manutenção em dezembro de 2016 e foi enviada para a Alemanha, retornando em abril deste ano. A escada tem 50 metros de comprimento.

As novas plataformas adquiridas pelo governo do estado chegam a 54 metros e serão entregues a partir de março de 2019. Uma delas será destinada à capital paranaense e as outras duas para o interior do estado. As plataformas tiveram custo de R$ 7,1 milhões e serão fornecidas pela empresa finlandesa Bronto Skylift.

Terminal do Tatuquara tem obra aprovada e levará até 1 ano e meio para ser construído

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna