Luta pela inclusão

Cor azul marca a conscientização pelo autismo durante o mês de abril

O mês de abril será mais azul em Curitiba e região metropolitana. A cor simboliza o Dia Mundial pela Conscientização pelo Autismo, celebrado em 2 de abril. A data é importante para marcar os esforços na luta pela inclusão e atenção qualificada aos pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O envolvimento, porém, deve ser permanente, com políticas públicas de saúde e educação voltadas às famílias.

Há um ano, todas as quartas-feiras são azuis no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS I) Centro Vida da Prefeitura de Curitiba. Pela manhã, as 23 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) participam de atividades de estímulo e socialização na “Quarta-Feira Azul”. Enquanto elas interagem com outras crianças da mesma faixa etária, seus pais recebem orientações das equipes de profissionais da unidade e trocam experiências e informações.

Um grupo de troca de mensagens por celular já foi criado pelos pais para se comunicarem. Passeios e atividades externas são sugestões bem-vindas quando o assunto é ampliar a convivência. Porque a interação e o senso de comunidade tão necessárias no tratamento das pessoas com autismo se faz presente também no atendimento e acompanhamento que o Centro Vida presta às famílias na Quarta-Feira Azul. “Até o diagnóstico de TEA, eu não sabia nada sobre autismo e me sentia completamente perdida. O CAPS é acolhedor e isso traz mais segurança às famílias porque a gente percebe avanços positivos no desenvolvimento dos filhos. Faz toda a diferença”, afirma Thais Pereira, mãe de uma pequena paciente de 3 anos, acompanhada no Centro Vida.

A ação conjunta dos pais e dos profissionais da rede pública para combater o preconceito e a discriminação que cerca o tema do TEA é o que desperta a atenção da Adriane Aires, mãe de outra criança atendida na unidade. “O Centro Vida funciona como um local de aprendizagem tanto para as crianças quanto para os pais”, diz.

Empoderamento

Especialmente neste mês de abril, os pais chamaram para si o compromisso de decorar o espaço do CAPS I Centro Vida com a cor azul, imagens e mensagens de sensibilização sobre o autismo. “Ao divulgar e sensibilizar para o tema do autismo, esse trabalho de decorar o espaço do CAPS cria uma consciência de empoderamento por parte das famílias”, comenta a coordenadora da área técnica de Saúde Mental da criança e do adolescente na Prefeitura de Curitiba, Maria Cristina Barreto.

Antes do formato atual, o CAPS infantil atendia apenas os casos relacionados a álcool e drogas de todos os bairros da cidade. Com a mudança, o espaço passou a ser compartilhado com as especialidades de atenção aos transtornos mentais, em situação de violência, autismo e outras deficiências cognitivas e psicossociais das crianças que residem na área de abrangência das regionais Portão, CIC e Santa Felicidade.

Há CAPS infantis também no Pinheirinho, para atendimento das regionais Pinheirinho, Tatuquara, Boqueirão e Bairro Novo; e no Boa Vista, para as regionais Boa Vista, Cajuru e Matriz. Assim como o Centro Vida, todos promovem trabalhos direcionados de atenção às famílias com crianças e adolescentes com TEA, com atividades e metodologia específicas.

A equipe multidisciplinar de profissionais às disposição das crianças, adolescentes e os pais no Centro Vida é composta das especialidades de clínica geral, medicina da família, psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e assistência social. Realizam ainda estudos de casos e matriciamento dos procedimentos a serem adotados. Mas a metodologia de atenção aos pacientes de TEA com foco na interação social e no trabalho coletivo, além do atendimento individualizado, é uma das vantagens que as fam&iacute,;lias atribuem ao CAPS Infantil.

Eventos

A Prefeitura, por meio das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, participará dos eventos com apoio em parte da programação que acontece neste mês em toda a cidade. As ações de conscientização foram definidas em reunião na Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPCD) entre os representantes da área.

“Curitiba tem sido atuante na inclusão e na promoção dos direitos e do protagonismo da pessoa com deficiência nesta gestão. A pessoa com TEA está inserida em todas as nossas ações e políticas públicas. O Transporte Acesso, por exemplo, é um dos programas da Prefeitura que atende a esse público. Além disso, anualmente realizamos um seminário, dedicado às questões relacionadas ao Transtorno do Espectro do Autismo, que acontecerá, neste ano, no dia 18 de junho.  Estamos constantemente em contato com as instituições e associações relacionadas ao tema”, destacou a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo.

Além da programação dos eventos com apoio da Prefeitura, a União de Pais pelo Autismo (UPPA) também tem agenda de atividades durante o mês de abril. Consulte o calendário na página da entidade no Facebook

Dia 1º de abril

Aulão Zumba Azul. No período da noite, a programação é voltada aos jovens e adultos e conta com uma aula de Zumba Azul, na qual os participantes são convidados a vestir camisetas azuis em homenagem ao Dia do Autismo.

Horário: 19h15

Endereço: Centro de Lazer e Esporte do Bacacheri – Rua Costa Rica,1614 – Bacacheri

Dia 2 de abril

1º dia de brincar em homenagem ao dia mundial em conscientização do autismo. No período da manhã a programação é voltada para as crianças e ocm tobogã inflável, piscina de bolinha, camarim de maquiagem, pintura com guache, sala sensorial, dança, slackline, cama elástica e show de mágica.

Horário: 09h

Endereço: Centro de Lazer e Esporte do Bacacheri – Rua Costa Rica,1614 – Bacacheri

Dia 3 de abril

Ação de conscientização e piquenique no Ciclolazer, com brinquedos infláveis, paredão de escalada, jogos gigantes, atividades com skate, barracas e banheiro químico. Às 15h soltarão balões azuis em lembrança ao dia.

Horário: 13h às 16h

Local: Praça Nossa Senhora de Salete -Av. Cândido de Abreu, 1039 – Centro Cívico, Curitiba – PR

17 de abril

Conscientização e Lazer no Ciclolazer. O Ambulatório Enccantar, os Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e familiares realizam ação de conscientização e lazer com o apoio da SMELJ.

Horário: 9 às 12 horas

Local: Praça Nossa Senhora de Salete, Av. Cândido de Abreu, 1.039. Centro Cívico.

Participam deste movimento e da realização dos eventos: SEDPCD , SMELJ, SMS, Vereador Pier Petruzziello , Ambulatório Enccantar, Rotary Água Verde e do Rotaract Água Verde, União de Pais Pelo Autismo – UPPA, Escolas Especiais (Fênix, Forrest Gump, Renascer) CIAR, Clinica do Espaço do Saber, Associação de Atendimento e Apoio ao Autista – AAMPARA e os Centros de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) e familiares, todos unidos pelo tema do Transtorno do Espectro do Autismo – TEA.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo