A campanha, batizada de “Energia Eficiente”, vai começar pelas regiões de Maringá, Paranavaí e Umuarama, estendendo-se para o restante do Estado até o final do mês de agosto. A conclusão de toda a operação está prevista para outubro.
A iniciativa integra o programa de ações da concessionária para estimular o uso eficiente da energia elétrica e combater o desperdício. “Além de permitir que essas famílias reduzam seus níveis de consumo de eletricidade, pretendemos incentivar a formação de uma cultura voltada ao uso inteligente dos recursos disponíveis”, afirma Francisco Meyer, diretor comercial da Copel Distribuição.
A lâmpada eficiente que a Copel vai distribuir tem potência de 15 watts e ilumina tanto quanto uma incandescente de 60 watts. Ou seja, consome quatro vezes menos energia, durando, em média, oito vezes mais. Foram adquiridas 315.520 lâmpadas deste tipo.
Técnicos a serviço da Copel, devidamente identificados, irão a cada domicílio para fazer a substituição de duas lâmpadas comuns. Nada será cobrado pela troca e o consumidor ainda vai receber um folheto com orientações sobre cuidados para evitar choques elétricos. Os moradores também ouvirão recomendações sobre como obter o máximo rendimento da iluminação artificial. As lâmpadas incandescentes que serão desativadas não serão levadas embora pelos técnicos. Cabe aos consumidores dar a elas um destino.
continua após a publicidade
continua após a publicidade