Até o final de fevereiro, turistas e veranistas em férias no litoral paranaense terão atenção especial da Copel. Além dos cuidados de manutenção preventiva realizados ao longo do ano nas instalações elétricas que servem a região, da mobilização de reforços para as equipes de eletricistas e atendentes e da ampliação do horário de funcionamento de suas agências e escritórios, a Copel também está levando informação aos consumidores para que usem melhor, com mais segurança e sem desperdício toda a eletricidade de que precisarem.

Durante o verão, o consumo de eletricidade no litoral é três vezes maior que no restante do ano. Por essa razão, pouco antes da época de férias, a Copel executa uma rigorosa e minuciosa checagem das principais instalações elétricas na região, incluindo inspeções com o uso de termovisores: esses equipamentos permitem identificar e corrigir eventuais pontos sensíveis das redes elétricas, como conexões e emendas, prevenindo e evitando desligamentos. Os pontos frágeis são denunciados pelo aquecimento, além do normal, dos materiais e demais componentes.

Também a arborização das vias públicas é objeto de especial atenção pela Copel, já que boa parte dos desligamentos acidentais nas redes de energia é provocada pelo toque ou queda de galhos de árvore sobre a fiação. Em todo o litoral, incluindo Morretes, Antonina e Paranaguá, 12 mil árvores foram podadas para minimizar o efeito dos temporais típicos dessa época sobre os serviços de eletricidade.

Informação

Os veranistas estão recebendo informações sobre o uso da eletricidade. Promotoras uniformizadas a serviço da Copel, na beira da praia e nos principais pontos de concentração nos balneários, entregam, além de folhetos e impressos, balões para crianças e brindes como minicalendários e sacolas plásticas para acondicionamento de lixo.

Todo o material informativo traz em destaque o número da Central de Atendimento da Copel (telefone 0800-41-0196, disponível 24 horas por dia com ligações gratuitas) e o endereço da companhia na internet (www.copel.com), pelo qual é possível acessar os serviços da Agência Virtual.

Essa atenção ao veranista é apenas a parte visível de um trabalho realizado durante todo o ano no litoral, que inclui a execução de obras para reforço, ampliação e melhoria do sistema elétrico (linhas, subestações e redes de distribuição) e permanentes cuidados de manutenção e conservação das instalações existentes.

Serviços

Para complementar as atividades de prevenção, a Copel está trabalhando na temporada com reforços nas equipes técnicas (eletricistas que prestam atendimento a emergências) e comerciais (atendentes nas agências).

Até o fim de fevereiro, os escritórios da Copel em Guaratuba (Rua Onze de Outubro, 30), Matinhos (Av. República do Paraguai, 334) e Praia de Leste (Rua Manoel Marques, 720) estarão à disposição da população das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 18 horas.

Para a notificação e solicitação de reparos de emergência na rede elétrica, a Central de Atendimento Telefônico está disponível permanentemente, 24 horas por dia, com ligações gratuitas: basta ligar para 0800-41-0196.

continua após a publicidade

continua após a publicidade