Para quem se interessa ou quer conhecer formas de exercer um trabalho voluntário, os projetos e programas de cunho social desenvolvidos no Paraná, um bom programa para o final de semana é visitar a II Mostra de Ação Voluntária que acontece hoje e amanhã, no Moinho Novo Rebouças, em Curitiba.

Mais de quarenta instituições, universidades e empresas vão expor seus trabalhos e iniciativas na área do voluntariado, entre elas a Copel, que além de co-patrocinar a mostra estará divulgando dois de seus projetos de ação cidadã: um de apoio e sustentação ao Fome Zero e outro de formação e informação do público infantil, o Iluminando Gerações.

Ao circular pelas instalações do antigo moinho, o visitante poderá conhecer de perto as ações que movimentam o chamado Terceiro Setor e, quem sabe, ajudar a aumentar a estatística dos 20 milhões de brasileiros que dedicam parte do seu tempo a causas de fundo social e de promoção da cidadania.

No entendimento de Susie Pontarolli, da área de responsabilidade social da Copel, setor que coordena as políticas sustentáveis entre as quais se incluem as ações voluntárias, a importância maior do evento está na mobilização da sociedade para a solução conjunta e solidária dos seus problemas. “A Copel tem no seu quadro seiscentos empregados em todo o Estado que já doaram 18 mil horas de trabalho voluntário, atuando nas mais diferentes frentes”, ressalta. Susie conta ainda que todos os 5.800 empregados da Copel são estimulados a realizar algum tipo de trabalho social por um programa interno, o Eletricidadania.

Teatro

Assim que o governo federal lançou as bases para o que viria a ser o seu programa de maior mobilização na área social, o Fome Zero, a Copel prontamente cedeu a conta de luz como mecanismo para arrecadação de recursos para as ações. A iniciativa adiantou o trabalho de combate à fome entre as comunidades carentes do Paraná, e os primeiros resultados começam a ser apresentados. Em pouco mais de um mês de operação, entre o envio dos 3 milhões de formulários junto com a fatura de energia, a adesão e o início da cobrança, foram registradas 13 mil adesões que se comprometeram a doar cerca de R$ 30 mil por mês.

A outra participação da Copel na mostra vai ser através da apresentação de trechos do teatro Iluminando Gerações. Desenvolvido por um empregado da empresa, a peça foi buscar inspiração na estória dos irmãos Grimm, Chapeuzinho Vermelho, para transmitir mensagens que valorizam a preservação ambiental e o uso racional da eletricidade. As apresentações do grupo de atores acontecem das 10h ao meio-dia de hoje e das 17h às 18h de amanhã.

O Moinho Novo Rebouças fica na Rua Piquiri, 102. A mostra tem entrada franca e pode ser visitada hoje, das 10h às 20h, e amanhã, das 10h às 18h.

continua após a publicidade

continua após a publicidade