Um total de 114 equipes de emergência da Companhia Paranaense de Energia (Copel) trabalham desde o fim da tarde desta segunda-feira (22/10) para normalizar o fornecimento de luz em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. A interrupção de energia foi causada por fortes chuvas e vendavais que ocorreram na região. Até a manhã de hoje, cerca de 11 mil unidades consumidoras (residências, comércios, indústrias) encontram-se sem energia elétrica nessa região – 7 mil delas em Curitiba.
Os bairros da capital mais afetados com o temporal foram Centro, Bacacheri, Santa Felicidade e Hauer. Desde ontem (segunda-feira) foram registradas mais de 120 mil unidades sem luz na região. A maioria dos atendimentos e interrupção no fornecimento de luz é ocasionada por descargas elétricas, ventos fortes e galhos de árvores que caem sobre na rede.
Tempo
A técnica em meteorologia Vanessa D´Ávila, do Instituto Tecnológico Simepar, informou que em grande parte do Estado ocorrem chuvas fortes e rajadas de ventos. “O deslocamento da frente fria que se encontra neste momento em boa parte do Paraná está acontecendo do Oeste para o Leste, o que explica a ocorrência desses fenômenos em todas as regiões”, disse.
Foram registradas rajadas de ventos de 76,6 km por hora em Cascavel, 60 km por hora em Cianorte e 48 km por hora em Curitiba.
O temporal que aconteceu no final da tarde de ontem e no início da madruga de hoje em Curitiba e região foi ocasionado por áreas de instabilidade e associação de altas temperaturas.