A Companhia Paranaense de Energia (Copel) investiu R$ 6,5 milhões em infraestrutura, manutenção e estrutura de atendimento e executou uma série de obras ao longo do ano para ampliar a rede elétrica, incluindo uma nova subestação de energia. Uma equipe de 200 pessoas estará envolvida na linha de frente das ações que serão desenvolvidas entre o período de Natal e o Carnaval no Litoral.

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“Nosso objetivo é garantir tranquilidade e fornecimento energético estável para atender aos moradores do litoral e aos cerca de 2 milhões de visitantes que percorrem praias e ilhas da região”, afirmou o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

Para antecipar o aumento no consumo de energia, que chega a 25% em algumas localidades durante o verão, já em janeiro de 2011 a Copel deu início às obras de manutenção e ampliação da rede elétrica. Nesse período foram concluídas 593 obras de melhoria e ampliação da rede elétrica no Litoral: 222 na região de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba e 371 entre Paranaguá e Guaraqueçaba.

A principal novidade é um investimento de R$ 3 milhões para a construção da subestação Coroados, no município de Guaratuba, com potência de 7 MVA (Megavolt Ampère). A unidade, que entra em funcionamento ainda em novembro, reforça o sistema elétrico, contribuindo para evitar falhas ou quedas de energia.

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Além da nova subestação de Coroados, três praias vão receber subestações móveis. São estruturas que substituem as subestações principais em caso de falhas elétricas, garantindo o fornecimento energético para a região.

REVISÃO TOTAL NA REDE – Uma das prioridades para o verão é a revisão na rede elétrica, com manutenção preventiva. Equipes da Copel ajustam cada subestação da empresa, fazem inspeção das linhas e podam árvores ao longo da rede de alta tensão, para evitar quedas de energia provocadas pelo contato entre fios e galhos, principalmente durante temporais.

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Para aumentar a eficiência na manutenção das linhas elétricas, a Copel emprega técnicas como a termografia na vistoria das redes. A medição de temperatura e a radiação infravermelha ajudam a criar um “mapa termográfico”, com diferentes escalas de cores, que permitem identificar com precisão pontos onde a temperatura está acima dos níveis normais. Assim é possível consertar ou substituir componentes, para evitar quedas de energia e outros acidentes. As ações serão intensificadas nos feriados de fim de ano.

Toda a operação será telecomandada e centralizada a partir de Curitiba, onde o centro de operações recebe as demandas e repassa para a equipe que está na linha de frente.

ATENDIMENTO ESPECIAL – A Copel vai reforçar o atendimento no Litoral entre os dias 20 de dezembro e 5 de janeiro com equipes extras de eletricistas e técnicos especializados em eletromecânica. As ilhas também terão atendimento especial, com plantonistas atentos durante todo o período.

“A população pode esperar proatividade da Copel. Vamos trabalhar preventivamente e, sempre que necessário, atender com rapidez e eficiência para garantir o conforto do veranista”, afirma o superintendente regional de distribuição leste, Péricles José Neri.

Para se antecipar e tornar mais rápida a religação em domicílios desligados da rede de energia, a Copel tem feito contato com os consumidores por telefone e por meio de correspondência. Mas o consumidor também pode tomar a iniciativa e a Copel recomenda que isso seja feito com a maior antecedência possível. “Nós aconselhamos os veranistas a procurar a Copel por meio dos canais de atendimento para verificar a situação de suas residências e, se necessário, regularizá-la com antecedência, para que todos possam desfrutar de um verão tranquilo e agradável”, sugere o gerente do departamento de serviços e manutenção do Litoral, Glaucio Martinez Lopes.

A melhoria no atendimento envolve desde a reforma de agências até o aumento do número de equipes que vão estar de plantão 24 horas por dia. Para os consumidores, o destaque é a diversificação dos canais de atendimento. Além das agências, o contato com a Copel poder ser feito pelo teleatendimento, no número 0800 51 00 116, e pela Agência Virtual na internet: basta acessar www.copel.com e fornecer o número de identificação do domicílio, que vem na conta de luz.

Depois de cadastrar uma senha para sua proteção, o consumidor terá acesso à maior parte dos serviços e facilidades disponíveis nas agências físicas, tais como pedidos de segunda via da fatura, ligação, religação e atualização de dados cadastrais.

TORPEDO – Para casos de falta de energia elétrica nas residências, a população pode usar o serviço “Torpedo Copel”. Basta enviar uma mensagem para o número 28593, com as letras SL (de “sem luz”) seguida do número da conta de luz da casa de praia (todos os algarismos, inclusive o dígito de verificação, sem pontos nem hífen). A ligação é gratuita e a Copel retorna resposta ao consumidor rapidamente.

A Copel mantém agências em Guaratuba (Rua 11 de Outubro, 30), Matinhos (Rua José Arthur Zanlutti, 298) e Pontal do Paraná (Rua Manoel Marques s/no, Praia de Leste). Durante a temporada, elas estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas e também aos sábados, das 8h30 às 17h30. Também há agências em Paranaguá (R Cons. Sinimbu, 401) e Antonina (Rua Dom Pedro II, 36), além de plantões de atendimento na Ilha do Mel, em Morretes e em Guaraqueçaba.