Curto-circuito seguido de incêndio, na subestação de Furnas em Foz do Iguaçu, causou a queda de energia que deixou 380 mil casas sem luz no Paraná, na noite de quarta-feira. Segundo a Copel, a interrupção no fornecimento durou cerca de 45 minutos, entre 20h55 e 21h40, em 48 municípios do Estado.

continua após a publicidade

As áreas mais atingidas pelo apagão foram a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral, onde 114 mil unidades consumidoras ficaram sem energia, de acordo com a Copel. Também foram registrados problemas nas regiões de Londrina, Maringá, Gurapuava e Foz do Iguaçu. Além do Paraná, as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País também foram parcialmente afetadas.

Em nota oficial, Furnas informou que o curto-circuito desligou um transformador de 1.650 megavolt-ampére (MVA). Em seguida, ocorreu o desligamento automático de outros três transformadores da subestação, interrompendo o despacho de cerca de 5.000 megawats da Usina de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Proteção

continua após a publicidade

A administração de Itaipu diz que não foi verificada nenhuma falha de geração na usina. “Não estamos imunes a falhas. Mas quando algo acontece, funcionam os mecanismos de proteção para minimizar os efeitos e reduzir o tempo de restabelecimento do serviço”, diz o diretor brasileiro da usina, Jorge Samek.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) negou qualquer tipo de problema estrutural. “Todos os procedimentos operativos e esquemas de proteção atuaram dentro do previsto e evitaram ocorrência de maiores proporções”, ressalta comunicado emitido pelo órgão. Segundo o ONS, reunião técnica entre os agentes envolvidos está marcada para a manhã de hoje, para avaliar o incidente.

continua após a publicidade