Foto: João de Noronha/O Estado |
Produtos variados em exposição. continua após a publicidade |
A Cooperativa dos Artesãos Empreendedores do Paraná (Cooparte) aproveitou os eventos da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a Artística 2006, uma grande feira de artesanato. O evento começou no último dia 10 e prossegue até o dia 2 de abril, das 14h às 22h, no anexo do estacionamento da RFFSA, ao lado do Shopping Estação.
Segundo a presidente da Cooparte, Thereza Christina Gutierrez, há algum tempo havia o interesse em promover um encontro que reunisse os principais expositores de artesanato em uma única feira, e a ocorrência dos eventos da ONU foi uma grata coincidência. "É a nossa oportunidade de mostrar o trabalho dos artesãos paranaenses às pessoas de fora", diz. Ao todo, participam da feira 114 artesãos dos 210 credenciados na Cooparte, distribuídos em 25 núcleos. "Há todo o tipo de trabalho. Artes plásticas, bijuterias, perfumaria, patchwork, trabalhos destinados a crianças e muito trabalho de reciclagem, algo muito característico do nosso artesanato", diz Thereza. Outro destaque da feira é a maneira despretensiosa como os estandes foram distribuídos, oportunizando uma visão global de todos eles já na entrada do espaço.
Para a artesã Adriane Neo São Marcos, que trabalha na confecção de souveniers para lojas destinadas a turistas e feiras há dez anos, a oportunidade de participar de uma feira simultânea ao evento da ONU é oportunidade certa de lucro. "Estamos na expectativa de aumento de 50% na venda dos produtos", diz. Para atender a demanda, ela conta que teve que dobrar as horas de trabalho e criar uma nova linha de produtos – ímãs de geladeira com animais da região e pontos turísticos de Curitiba. "Há dois meses colocamos a mão na massa para atender os pedidos das lojas e também as exigências da feira. Agora é torcer para o sucesso do evento", finalizou a artesã.