O cidadão curitibano tem até a próxima segunda-feira (27) para fazer a conversão do cartão transporte em todos os terminais da cidade. Após essa data só será possível a conversão em seis terminais e em quatro pontos da região central, e até 20 de janeiro de 2011. O prazo inicial terminaria nesta segunda-feira (20), mas a Urbanização de Curitiba (Urbs) ampliou a data.
A conversão – que é gratuita e feita em menos de um minuto – é necessária para adaptar o cartão à nova bilhetagem eletrônica que, entre outros benefícios, faz a carga automática de créditos no mesmo equipamento que valida a passagem e libera a catraca em estações tubo, terminais e ônibus na hora do embarque. A partir de janeiro não será mais possível carregar o cartão nos equipamentos antigos.
Instalados desde setembro em todos os terminais, equipamentos de conversão vão permanecer à disposição do usuário de 27 de dezembro a 20 de janeiro apenas em dois pontos da praça Rui Barbosa; nas praças Tiradentes e Carlos Gomes e nos terminais Pinheirinho, Capão Raso, Hauer, Capão da Imbuia, Cabral e Campinha do Siqueira. A partir de 20 de janeiro a conversão somente poderá ser feita na Urbs ou nos postos da empresa nas Administrações Regionais.
Quem não fizer a conversão poderá usar o cartão – desde que tenha crédito – para embarcar nos ônibus e estações tubo ou passar nas catracas nos terminais, mas não terá como carregar créditos no cartão transporte, uma vez que os antigos carregadores vão sair de circulação.
É importante que o usuário converta seu cartão o mais rápido possível. Trabalhadores, por exemplo, que não converterem o cartão, não terão como carregar os vales transporte a que têm direito no começo do mês. Os créditos pagos estarão disponíveis no sistema, mas não poderão ser carregados nos cartões não convertidos.