Convênio assinado auxilia crianças de baixa renda

Representantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e da Fundação Ayrton Senna assinaram ontem, no gabinete do reitor da universidade, Carlos Augusto Moreira Júnior, um convênio para a implantação do Projeto Gralha Azul, voltado a crianças de baixa renda. Durante o ano, os responsáveis pelo projeto, que são professores de Educação Física da UFPR, receberão da fundação uma verba de R$ 82 mil para colocá-lo em prática. Os recursos vêm do programa Educação para o Esporte, desenvolvido pela fundação e que atualmente beneficia catorze instituições de ensino superior do País.

Por meio do Gralha Azul, o Departamento de Educação Física e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura desenvolverão atividades com 150 crianças, entre 9 e 14 anos de idade, das escolas públicas Omar Sabag e Natália Reginato, localizadas nas proximidades do Centro Politécnico, em Curitiba.

Serão desenvolvidas atividades nas áreas de Terapia Ocupacional, Nutrição, Medicina, Odontologia, Arte-Educação, Educação Física, Psicologia e Informática. “O grande objetivo do projeto é diminuir a exclusão social e possibilitar aos alunos da UFPR um campo de estágio voltado ao trabalho social”, declara o coordenador do Gralha Azul e professor de Educação Física, Luiz Renato Ludwig.

Segundo o reitor Carlos Augusto, as atividades realizadas pelo projeto serão desenvolvidas em espaços específicos do Centro de Educação Física e Desportos da UFPR, localizado no Centro Politécnico. A todo momento, as atividades serão fiscalizadas pela fundação. Se obtiverem sucesso, o convênio fechado ontem pode ser renovado em 2004. “Nossa intenção é que o projeto tenha continuidade e que um número cada vez maior de crianças possa ser beneficiado”, declara.

Nos próximos quatro anos, a UFPR pretende atingir mil crianças carentes da capital. “A principal contribuição do Gralha Azul será lutar pelos direitos da infância e da juventude curitibana. Todas as crianças devem ter direito à educação integral de qualidade, à saúde e ao lazer”, diz a coordenadora do programa Educação pelo Esporte, Walderez Nosé Hassenpflug.

As atividades do projeto Gralha Azul serão sempre desenvolvidas no contraturno do horário escolar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo