Malabaristas, artistas circenses e interessados em aprender a arte e técnica têm até 30 de outubro para pagar apenas R$ 75,00 de inscrição na 9ª Convenção Brasileira de Malabarismo e Circo, na Associação Banestado, em Curitiba, e participar de toda a programação,  com direito a local para acampar e alimentação. A partir do dia 1º de novembro a taxa passará para R$90,00. As inscrições podem ser feitas pela internet no endereço: www.9cbmc.com.br, no e-mail 9cbmc@9cbmc.com.br, e informações pelo telefone (41) 3018-8430.

continua após a publicidade

É o nono ano consecutivo que os malabaristas brasileiros e estrangeiros se reúnem no Brasil, se organizam e dão seqüência a uma atividade cultural que deixou de ser apenas um evento extraordinário que acontece uma vez por ano, mas, sim, uma necessidade tanto para o público malabarista amador ou profissional, como para o próprio cenário circense brasileiro. ?Da quinta convenção, realizada em 2003, em Curitiba, é possível avaliar o grande desenvolvimento do movimento no Estado?, reconhece o malabarista argentino, Andrian Pagliano, que participa da organização do evento.

Infra-estrutura

?A convenção acontecerá em um local adequado e com toda a infra-estrutura necessária para as atividades de um evento deste porte?, explica outro malabarista da equipe organizadora, Diogo Cardoso Rego. Estão previstas oficinas, debates, vendas e exposição de material de malabares, noites de fogo, de gala, renegados, cabaré, competições e tradicional cortejo malabarístico pelas ruas da capital.

continua após a publicidade

Além disso, ocorrerá durante toda a Convenção uma troca de informações constantes e ?oficinas informais?. ?O que significa, em outras palavras, que a simples convivência irá resultar em grande aprendizado e oferecer uma experiência ímpar para todos os malabaristas que vivenciarem estes momentos?, garante. Na cerimônia de abertura o grande destaque será o arremesso dos objetos de malabares ao ar. Os participantes de se reúnem num espaço aberto e jogam todos ao mesmo tempo diversos malabares para cima, proporcionando um grande espetáculo visual e celebrando o malabarismo. O ritual é feito no início e no final do evento.