O fogo que consumiu 50 hectares do Parque Nacional do Iguaçu, no município de Céu Azul, região oeste do Estado, foi controlado na tarde de ontem. O incêndio começou na última sexta-feira e devido à dificuldade de acesso ao local, o trabalho de combate começou só no sábado. 46 pessoas ainda estão trabalhando na área e dois helicópteros buscam água em um açude da região.
A área atingida pelo fogo fica 5 quilômetros dentro da mata, próxima à BR-277. Ontem à tarde, o chefe substituto do parque, Apolônio Rodrigues, sobrevoou o local e encontrou apenas pequenos focos. Mas os homens do Corpo de Bombeiros, da Polícia Florestal e da brigada do Ibama vão permanecer na região até que o fogo seja debelado. A esperança é que a chuva fraca prevista pelo Instituto Simepar acabe definitivamente com os focos. No sábado, várias vezes o fogo foi controlado, mas devido ao vento forte as chamas voltaram a se espalhar rapidamente. Ontem, o vento continuava atrapalhando o trabalho.
O parque tem 185 mil hectares e 50 deles foram destruídos. Embora pareça pouco, a área é de grande importância ambiental, rica em biodiversidade. Lá são realizadas apenas atividades de pesquisa. O espaço abriga animais como onça, anta e lontra. Sem contar as árvores de grande porte como o ipê-roxo, o cedro e a canafístola. A suspeita é de incêndio criminoso. No mês passado, o parque também foi atingido por outro incêndio, que durou quatro dias. Cerca de 40 hectares foram destruídos.
Em Telêmaco Borba, o Corpo de Bombeiros conseguiu debelar ontem um incêndio na localidade de Sapopema, na fazenda Tonico Prestes. Cinqüenta alqueires foram consumidos pelas chamas.
