Ontem, no mesmo dia em que O Estado publicava matéria relatando a situação dos motoristas que trafegam pela pista esburacada do Contorno Sul em Curitiba, homens já trabalhavam no local para tapá-los. Ao retornar à rodovia, a reportagem se deparou com as equipes, pertencentes a uma empresa que tem contrato com o Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) de conservação permanente do trecho.
De acordo com a assessoria de imprensa do Dnit, as equipes devem não apenas tapar os buracos no contorno, mas também melhorar as placas de sinalização. Os buracos acumulados no local, somados aos ?degraus? deixados na pista pela manutenção feita em asfalto sobre concreto, ofereciam perigo ao tráfego intenso de carros e caminhões. Por conta dos buracos, caminhões quebrados no acostamento viraram cena comum no contorno.
Embora a rodovia exija restauração, o Dnit antecipa que, pelo menos até o início do ano que vem, os buracos devem ser amenizados por operações como as de ontem. O departamento pretende licitar nos próximos meses o projeto que dará origem a obras de restauro, iluminação e melhorias de vias laterais em todo o contorno sul. As intervenções, entretanto, devem esperar os trâmites legais da concorrência pública, tanto para o projeto como para as obras, o que deve ser finalizado somente em 2009.