Hedeson Silva |
O convênio que prevê a delegação do trecho está sendo analisado pelo DNIT. |
A inauguração do Contorno Leste, na manhã da última quinta-feira, foi o primeiro passo para as mudanças previstas pela prefeitura de Curitiba para o antigo trecho da BR-116, entre os bairros Atuba e Pinheirinho. O convênio que prevê a delegação do trecho para o município já está sendo analisado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) e deve ser assinado em breve.
Com a conclusão do Contorno Leste, o trecho perdeu o nome de BR-116 e passou a ser chamado de BR-476, denominação que já teve no passado por ser uma extensão da Estrada da Ribeira. Mas é um nome provisório. “Faremos muitas mudanças e o trecho também deve ser rebatizado”, informou o prefeito Cassio Taniguchi, que participou da inauguração.
É nesse trecho que ele pretende criar o Eixo Metropolitano de Transportes, com a implantação de uma linha de ônibus biarticulados. A proposta já foi incorporada a um pedido de financiamento que a Prefeitura está negociando com o BID. A expectativa é de que as obras sejam iniciadas em 2003 e concluídas em dois anos.
Cassio afirmou que a região por onde passava a 116 terá uma característica totalmente diferente daquela de transporte de cargas. “Haverá uma nova configuração e todo o trecho será revitalizado e reurbanizado. O novo zoneamento já foi aprovado pela Câmara de Vereadores e possibilitará a implantação de novas atividades na região.”
Segundo o presidente do Ippuc, Luiz Hayakawa, desde 1997 a prefeitura de Curitiba vem pleiteando o uso da BR-116. “Ficou acertado que isso aconteceria com a entrega do contorno e o pedido agora está sendo atendido”, disse.
Hayakawa e o presidente da Urbs, Fric Kerin, estiveram em Brasília esta semana para tratar do assunto. “Há o interesse do DNIT de que toda a área seja urbanizada pelo município”, afirmou o presidente do Ippuc.
A informação foi confirmada pelo diretor-geral do DNIT, Luiz Francisco Silva Marcos, que também participou da cerimônia de inauguração do contorno. “O assunto está sendo estudado e o pedido da prefeitura deve ser atendido”, disse ele.
R$ 173 milhões
O contorno Leste tem 45 quilômetros de extensão e recebeu investimentos de R$ 173 milhões. Possui 18 viadutos, quatro pontes, nove passagens inferiores e canaliza o tráfego de 100 mil veículos por dia de seis rodovias.
O ministro dos Transportes, João Henrique de Almeida Sousa, disse que a obra é um orgulho da engenharia nacional. “Do final de 1997 até agora houve um imenso mar de dificuldades para a realização dela”, contou. Segundo o ministro, ainda restam algumas melhorias, mas ele garantiu que elas serão feitas.