Continua a polêmica na eleição para reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Enquanto de um lado alguns membros da Comissão Paritária de Consulta solicitam ao Conselho Universitário (Coun) a lista de votantes para que a eleição possa ser realizada no dia 27 de agosto, do outro lado está o presidente da mesma Comissão Paritária, Emmanuel Appel, afirmando que não tem conhecimento dessa decisão e que essas pessoas formaram uma “comissão paralela” e sem qualquer legitimidade perante o processo.
Appel é favorável à decisão do Coun de dar o prazo até o dia 28 de agosto para que a questão das chapas seja discutida novamente. Já membros da Comissão Paritária garantem que a eleição será no dia 27, independente da data estabelecida pelo Coun.
Na semana passada, esses mesmos membros contrários às idéias de Emmanuel Appel chegaram a notificar os dois candidatos que tinham realizado suas inscrições sem indicação de vices para que regularizassem a situação, pois, caso contrário, estariam fora do pleito.
“Fiquei sabendo que essa comissão paralela mandou ofícios aos dois candidatos sem o meu conhecimento e sem sequer o meu nome. Um dos candidatos, o Paulo Afonso Bracarense, chegou a me procurar achando estranho o documento. Creio que trata-se de uma comissão paralela que só tem interesse em prejudicar a instituição”, afirmou Appel.
Por sua vez, Antônio Neris de Souza, que diz estar como presidente interino da Comissão Paritária, afirma que Appel não estava presente em algumas reuniões da comissão e que, por isso, muitos membros decidiram excluí-lo. “A maioria dos membros não quer ele como presidente. Enquanto ele não aparece, eu estou respondendo pela comissão”, afirmou Souza.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral (Sinditest), Wilson Messias, afirma que é possível que a comissão entre na Justiça para conseguir a lista de votantes.
Já a assessoria de imprensa da UFPR – que também responde pelo Coun, já que a presidente do conselho é a reitora em exercício Marcia Helena Mendonça – informa que Appel é o representante legal e legítimo da Comissão Paritária.