Pela primeira vez, nos 90 anos pós Contestado, Paraná e Santa Catarina irão se unir para debater as questões da Guerra que marcaram o desenvolvimento dos dois Estados. Nos dias 21 e 22 de novembro, no Cine Teatro Ópera, em Porto União (PU), vai acontecer o 2o Simpósio do Contestado com o objetivo de discutir as questões do Contestado, utilizando um viés inédito: a visão catarinense e a paranaense sobre o conflito.
Os temas, apresentados através de palestras, serão diversos, como os elementos geográficos e a apropriação do espaço – com o doutor Nilson César Fraga, religiosidade e messianismo – com Edson Ubaldo, e o Contestado na visão paranaense – com Rafael Greca. Para falar sobre a Importância do Contestado em Santa Catarina, o convidado é o governador do Estado, Esperidião Amin.
Para abranger ainda mais a história do Contestado, simultâneo as palestras e apresentações, haverá uma exposição fotográfica sobre o tema, exposição e vendas de livros do Contestado, City Tour destacando os pontos turísticos que marcaram a cidade, como o vau do Iguaçu e pocinho de João Maria, apresentações artísticas e ainda um teatro sobre o Contestado.
O evento esta sendo organizado pelo vereador Roberto Domit de Oliveira e a professora e pesquisadora Irene Rucinski, em parceria com as faculdades locais, Academia de Letras do Vale do Iguaçu, fundações de cultura e prefeituras das cidades irmãs.
Informações pelo telefone 42-522-3348.
Serviço
2o Simpósio do Contestado
Local: Cine Teatro Ópera – Porto União ? SC
Data: 21 e 22 de novembro
Programação
Dia 21/11
19h30 ? Abertura do evento
Coral Bento Mussurunga cantando temas do Contestado
Palestra: “A Importância do Contestado em Santa Catarina”, com Esperidião Amin, governador do Estado
Palestra: “Os elementos geográficos e a apropriação do espaço vivido”, com Nilson César Fraga, professor do curso de Turismo (FIC) e professor de Análise Ambiental (UFPR)
Dia 22/11
14h e 16h ? Apresentação teatral “O Contestado”, com o grupo Entre Aspas.
19h ? Apresentação da Banda Marcial Santos Anjos
Palestras:
“O Contestado na visão paranaense”, com Rafael Greca, deputado federal e escritor.
“Messianismo e religiosidade no Contestado”, com Edson Ubaldo, escritor e estudioso do Contestado.
Eventos Simultâneos
Exposição fotográfica sobre a região Contestada
Exposição e vendas de livros sobre o Contestado com a presença dos autores Nilson Thomé, Maria Salete Schweh, Fernando Tokarski e Davi José Frozza.
City tour pelos pontos turísticos das Cidades Gêmeas, com enfoque aos marcos do Contestado.