O Paraná foi o estado que teve a maior queda no número de casos de dengue de todo o Brasil, segundo dados apresentados pelo Ministério da Saúde (MS). No primeiro bimestre deste ano, o número de casos de dengue autóctone (contraída dentro do estado) no Paraná caiu 98,9% em relação ao mesmo período de 2003. O estado que mais se aproximou foi o Rio Grande do Sul, que diminuiu os casos em 94%. Já no Acre, por exemplo, a queda foi de 7%. A média brasileira de redução de casos de dengue foi de 82%.
Em janeiro, foram registrados apenas três casos autóctones e doze importados. No mês de fevereiro foram três casos autóctones e cinco importados, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No ano passado, o número neste mesmo período chegou a 2.281 casos autóctones confirmados. As notificações de suspeitas de contaminação no Paraná também caíram. Em 2003 foram 5.069 notificações e, neste ano, 999, uma queda de 73,7%.
A redução comprova o resultado positivo das ações preventivas. O contrário aconteceu no início de 2003, que sofreu os reflexos da falta de campanhas de prevenção no ano anterior.