Na próxima semana, 75 clientes portadores de deficiência visual vão receber suas primeiras contas da Sanepar, em Braille. Eles foram os primeiros a solicitar o serviço desde que a Sanepar abriu o cadastramento, há um mês. Na região do Norte Pioneiro, apenas um cliente, de Jacarezinho, fez o cadastro. A estimativa da Sanepar é que sejam atendidos cerca de 250 portadores de deficiência em todo o Estado, conforme informações da Associação dos Deficientes Visuais do Paraná (Adevipar).

continua após a publicidade

?Com a chegada dessas primeiras contas, os próprios portadores de deficiência já cadastrados divulgam a inovação para outros, nas entidades em que participam?, afirma o gerente da USCM (Unidade de Serviço Comercial e Marketing) da Sanepar, Luiz Carlos Gadonski.

A emissão da conta em Braille segue determinação da Lei Estadual n.º 15.427, que entrou em vigor em 30 de julho. O cliente continuará recebendo a conta normal em sua residência e, depois de se cadastrar junto à Sanepar, receberá a fatura também em Braille. A Sanepar contratou os serviços da Adevipar para a impressão.

Para se cadastrar, o cliente deverá ter em mãos uma conta de água ou o número da matrícula. Pelo telefone 115, a atendente solicita os dados pessoais que, conferidos com os registrados na Sanepar, passam a incluir o cliente na relação dos atendidos com a conta em Braille. Se houver alteração de dados, o cadastramento só poderá ser feito pessoalmente. Até o início de outubro, já deverá estar em operação um programa que irá permitir o cadastramento pela internet.

continua após a publicidade