As empresas de ônibus que ainda não haviam pago o reajuste retroativo de fevereiro a motoristas e cobradores acertaram as contas com os trabalhadores ontem (08) e acabaram com mais uma ameaça de greve. Com o acerto, os veículos que fazem o transporte coletivo de Curitiba e região devem circular normalmente na manhã de hoje.
Ontem (08), o impasse fez com que algumas linhas de ônibus que atendem as regiões norte e sul da cidade, incluindo o expresso Santa Cândida-Capão Raso, atrasassem o início da operação em até 40 minutos. O problema ocorreu por causa das assembleias no início do turno (por volta das 4h) pelos motoristas e cobradores que não tinham recebido todo o valor acertado no acordo coletivo.
Atraso
A justificativa apresentada pelas empresas Marechal, Redentor e Piraquara ao Sindimoc, sindicato que representa a categoria, é que o descumprimento do acordo fechado em março, no Tribunal Regional do Trabalho, tinha sido causado por “burocracias bancárias”.
Segundo o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, a situação já está normalizada. “Todos já receberam o reajuste retroativo. Ficou faltando parte do vale-alimentação, mas é devido a problema com a empresa que administra o cartão. A princípio, tudo está aparentemente resolvido”, afirma. O acordo coletivo entre motoristas e cobradores e as empresas de ônibus foi assinado no dia 13 do mês passado. Os trabalhadores ganharam reajuste de 10,5% sobre os salários e 100% sobre o vale-alimentação.