Contador vasculha ferro-velhos pra enfeitar a casa

Quem passa pela esquina das ruas Gabriel Frecceiro de Miranda e Professor Lauro Zak, no Xaxim, não consegue passar despercebido pelo jardim do contador Ricardo Nogare Siqueira. A estrutura do espaço conta com uma torre de energia eólica, uma piscina em forma de coração, uma roda d’água, uma estátua de esqueleto de um Tiranossauro Rex e um totem com um chafariz no topo e uma iluminação toda especial. “Eu gosto mesmo é de inventar moda. Vasculho os ferro velhos da cidade e quando acho alguma coisa interessante eu compro e dou um jeito de fazer daquilo útil”, diz.

Seu Ricardo conta que começou a preencher seu jardim há pouco mais de 20 anos com o objetivo de fazer a alegria dos quatro netos. Tudo começou com a piscina em forma de coração, que além de ser utilizada para o lazer da família Siqueira é também usada para captar água da chuva. “Fiz um sistema que eu consigo aproveitar a piscina para captar água para meu uso e também para o lazer. Quando eu quero usar a piscina, apenas desligo o filtro. Mas água é que não falta pra mim. Tenho dois poços no terreno e consigo armazenar 24 mil litros de água para alguma eventualidade”, conta o contador.

A água vinda dos poços é puxada por bomba. A maior delas tem uma estrutura de uma torre e era movida pelo vento. “A hélice era muito grande e pesada, então tirei pois era muito pesada e podia voar na cabeça de alguém. Daí instalei uma bomba elétrica, que em breve será abastecida por painéis de energia solar”, revela.

Além das bombas d‘água e da piscina, o jardim mais famoso do Xaxim ainda conta com uma estátua de esqueleto de um Tiranossauro Rex forjada toda em aço. “Nas minhas buscas pelos ferros velhos da cidade eu achei essa peça. O dono do ferro velho não queria me vender, mas insisti e comprei. Precisava ter aquilo no meu jardim. Quando chegou aqui em casa, pintei de branco cada uma das peças e coloquei numa estrutura onde todos podem ver. Ficou muito bonito”, conta orgulhoso Seu Ricardo.

O jardim ainda conta com uma antiga base de calibragem de pneus, que foi transformada num suporte para mangueira, um parquinho infantil, uma banheira  cravada no gramado e um simpático jogo de mesas feito em pedra onde seu Ricardo recebe os amigos para um aperitivo nos finais de semana. “O jardim é uma atração do bairro. A criançada que passa por aqui para e fica observando cada detalhe que eu construí. Pra mim é um orgulho e ainda quero fazer mais coisas aqui. Tem muita coisa pela frente”, revela o contador que é dono do jardim fantástico do Xaxim.