Está liberada a venda de bebidas alcoólicas nos postos de combustíveis de Curitiba, mas o produto não pode ser consumido no local. A lei que regulamenta a comercialização e o consumo foi sancionada na última segunda-feira pelo prefeito Beto Richa. Para o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Derivados do Petróleo e Lojas de Conveniência do Estado do Paraná (Sindicombustíveis), a medida é inconstitucional, mas vai orientar os donos de postos a obedecer até que o órgão decida que providências serão tomadas.

continua após a publicidade

O secretário municipal de Governo, Maurício Sá de Ferrante, explica que a venda de bebidas é liberada a partir do momento em que a Prefeitura autoriza a instalação de uma loja de conveniência no posto. A lei sancionada pelo prefeito apenas restringe a ingestão em suas dependências.

Ele explica que a Prefeitura recebeu inúmeras reclamações de moradores vizinhos destes locais. Em alguns postos, as pessoas se reúnem para beber e muitas vezes os encontros acabam em algazarras e brigas. Pela lei, a partir de agora, os proprietários que forem flagrados descumprindo a determinação vão ser notificados e terão 30 dias para se enquadrarem. Caso continuem em desacordo vão ser multados em R$ 500,00. O valor é reajustável todo ano segundo o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA).

continua após a publicidade