O cônsul do Japão Koichi Aoyama esteve, nesta terça-feira (17), em Curitiba, para visitar as instalações dos quatro Liceus de Ofícios construídos em parceria entre o governo japonês e a Fundação de Ação Social (FAS). O Japão é um importante parceiro nas ações sociais desenvolvidas pela prefeitura de Curitiba. ?Temos interesse em incentivar projetos nas áreas de erradicação da pobreza, saúde e educação, e Curitiba tem esse perfil.?

A presidente da FAS, Marina Taniguchi, disse que sem parcerias como esta seria inviável desenvolver ações e projetos para garantir o bem-estar da população carente. ?Nosso trabalho não pode depender apenas da ajuda governamental. Precisamos de parceiros que acreditem em nossas propostas e nos apóiem sempre?, disse a presidente da FAS. ?E quanto mais parcerias conseguirmos, melhor para a nossa população.?

Os Liceus de Ofício promovem a qualificação profissional para jovens a partir de 16 anos, ou de pessoas carentes que busquem capacitação e melhoria da renda familiar. São oferecidos 80 cursos profissionalizantes em diversos setores, como administração, beleza, informática, culinária, serviços, turismo, construção civil e restauração.

Atualmente, Curitiba conta com 30 Liceus de Ofício, responsáveis pela formação de 27 mil pessoas por ano. Quatro desses liceus foram feitos graças à parceria com o governo japonês (Liceus do Boqueirão, Uberaba, Xapinhal e Cajuru), que equipou os locais com recursos do Programa de Assistência para Projetos Comunitários. Por esses liceus ? inaugurados entre 2000 e 2002 ? já passaram cerca de 5 mil alunos em diferentes cursos.
continua após a publicidade

continua após a publicidade