A Prefeitura de Curitiba terá de impedir o tráfego de veículos sobre uma das pistas da BR-476 (no trecho urbano que pertencia à BR-116), nas proximidades do cruzamento da rodovia com a Avenida Senador Salgado Filho. A interdição será necessária para que as obras que darão acesso à nova ponte sobre o Rio Belém tenham continuidade.
Os trabalhos de implantação de um desvio já foram iniciados, e a expectativa é de que ele fique pronto até sábado (se a chuva não atrapalhar). A partir de então, os motoristas continuarão usando duas faixas na direção do Atuba, porém na pista contrária. Quem segue no sentido Pinheirinho usará apenas uma faixa, no acostamento, que foi reformado para este fim.
A pintura no asfalto, nas cores branca e amarela, começou ontem. Depois serão colocados 34 tachões bidirecionais na cor amarela para indicar o novo caminho aos motoristas. Também serão usadas vinte placas indicativas de velocidade e outras placas de sinalização.
Os motoristas serão avisados sobre a mudança de pista 800 metros antes do início do desvio. A outra pista da rodovia será obstruída num trecho de cerca de um quilômetro. Isso permitirá que seja feito um aterro para dar acesso à nova ponte da Salgado Filho, construída 1,70 metro acima do nível da rodovia para aumentar a vazão do Rio Belém. Permitirá também o início da implantação de um bolsão no local, com a criação de vias marginais que vão desafogar o trânsito na região do Prado Velho e Guabirotuba.
O projeto prevê a implantação de duas novas pistas, no centro, onde antes ficava o canteiro divisório. Agora elas serão divididas apenas por muretas. As antigas pistas serão transformadas em vias marginais. A liberação do primeiro trecho do bolsão está prevista para março. Depois será obstruída a pista contrária, para que as obras sejam feitas também do outro lado.
Mas em março a nova ponte da Salgado Filho já poderá ser usada. “A ponte faz parte do bolsão e será aberta quando a infra-estrutura que vai permitir o acesso seguro a ela for concluída”, explica Maurício Fanini, diretor de Pavimentação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.
Mesmo durante as obras a antiga ponte poderá continuar a ser usada em um sentido. A interdição parcial foi feita por medida de segurança. A nova ponte é toda em concreto e tem 18 metros de largura. Quatorze metros serão usados para o trânsito de veículos e há dois metros de passeio em cada lado. Sua extensão é de 40 metros.
O bolsão da Salgado Filho custará R$ 3,44 milhões. Estão previstos trabalhos de pavimentação asfáltica, abertura de novos acessos, construção de ciclovias e nova iluminação. Obras semelhantes já foram feitas no cruzamento da antiga BR-116 com a Avenida Fagundes Varella e também nas vilas Fanny e São Pedro. Com as mudanças viárias, o cruzamento da rodovia deixa de ser direto, apenas com semáforo, e passa a ser feito pelas vias marginais.