Está marcada para 15 de janeiro a posse dos 40 novos integrantes dos oito Conselhos Tutelares de Curitiba. Eles terão mandato de três anos, para atuar no encaminhamento de soluções a problemas que envolvam crianças e adolescentes. Os novos conselheiros, cinco para cada uma das oito regionais, foram escolhidos pela população, em voto direto, durante eleição realizada no último domingo. Concorreram 234 pessoas. O processo de escolha foi marcado pelo expressivo aumento de votantes.
Foram às urnas 35.908 cidadãos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) computou 35.102 votos válidos, número 85% maior que os 19 mil votos válidos da última eleição. A maior participação ocorreu na regional administrativa do Cajuru, com 5.937 votos válidos.
Coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), com apoio da Fundação de Ação Social (FAS) e em parceria com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o pleito envolveu cerca de 900 pessoas, contou com 244 urnas eletrônicas e foi tranqüila.
Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os conselheiros atendem denúncias e reclamações, fazem visitas aos meninos e meninas e encaminham a questão para órgãos competentes. A missão é garantir o bem estar e o respeito às crianças e adolescentes. O conselho tem respaldo para imputar medidas punitivas a quem colocar em risco esses direitos.