Conselho dos Direitos Humanos toma posse

Os novos membros do Conselho Permanente dos Direitos Humanos do Estado do Paraná (Coped) tomaram posse ontem, em uma solenidade realizada no Colégio Estadual do Paraná. O conselho é presidido pelo secretário de Estado da Justiça, Aldo Parzianello, e é composto por representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, e ainda por representantes da sociedade civil organizada.

Criado pela lei n.º 11.070/95, o conselho tem como principal atribuição a definição de uma política de proteção dos direitos humanos a partir do aperfeiçoamento dos serviços públicos. As novas prioridades foram definidas nesta primeira reunião a partir de denúncias recebidas pelo conselho e procuram seguir as determinações da política de Direitos Humanos. Por essa política, o cidadão tem direito à justiça, à educação, à segurança pública e ainda tem direito à opção sexual, ao trabalho e à habitação, e não pode também ser discriminado em razão da raça e religião.

A principal linha de ação diz respeito aos casos de tortura em pessoas sob a tutela do governo. Ainda serão investigados casos de agressão contra mulheres, de prostituição infantil e ainda de discriminação racial e de intolerância religiosa.

Também fazem parte do conselho, além dos representantes do poder público, representantes de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Seção Paraná, a Pastoral Carcerária, a Associação Cultura Negritude do Paraná, e o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos do Paraná, entre outros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo