O Conselho de Segurança Alimentar (Consea) de Curitiba deve começar a organizar atividades nas diversas regionais da cidade, com o objetivo de sensibilizar uma parcela cada vez maior da população a respeito de questões ligadas à segurança alimentar e nutricional. As atividades devem ter início ainda este ano.
O assunto foi um dos temas discutidos, ontem de manhã, na reunião mensal do Consea, realizada no Mercado Municipal de Curitiba. “Queremos promover uma mobilização e sensibilização sobre a temática da segurança alimentar. Com as atividades nas regionais, a intenção é descentralizar o controle social sobre a segurança alimentar na cidade”, disse a presidente do Consea de Curitiba, Maria Cristina Ferreira.
As atividades também devem fazer com que um número maior de pessoas saibam da existência do Consea, que foi criado no ano de 2003 e tem como objetivo assessorar os gestores municipais nos programas e projetos a serem implantados na área de segurança alimentar e nutricional.
“Somos um conselho consultivo, que conta com a participação de sete conselheiros governamentais e catorze não governamentais. Porém, estamos sempre abertos à participação da população”.
Todos os projetos e programas na área de segurança alimentar e nutricional desenvolvidos na capital paranaense, antes de serem aprovados e colocados em prática, passam por avaliação do Consea. São exemplos de programas desenvolvidos na cidade o Câmbio Verde e os restaurantes populares, entre outros.