A presidente da Associação dos Médicos Legistas do Paraná, Maria Letícia Fagundes, lançou a campanha MaisMarias Contra a Violência, pela conscientização da violência contra a mulher.
Não por coincidência, a médica escolheu a semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de Março) para dar o pontapé inicial do projeto. Segundo Maria Letícia, a ideia da campanha é levar para a população informações sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres vítimas de violência através de palestras gratuitas, que serão ministradas por ela.
“Como médica do Instituto Médico Legal faz parte do nosso dia a dia atender essas mulheres que são vítimas de agressão. Apesar da lei Maria da Penha estar em vigor desde 2006 para proteger a vítima, nem todos conhecem seus direitos e o que podem fazer para mudar essa realidade. Nosso objetivo é abrir o debate para conscientizar a população”, explica Maria Letícia.
Dados do Instituto Médico Legal (IML) que chegaram a ser coletados pela médica revelam que os principais agressores estão dentro das casas das vítimas. “São maridos, pais, irmãos, tios; o que deixa a mulher agredida com medo e vergonha de denunciar”, conta Maria.
Ainda segundo os dados, crianças de até 11 anos de idade, seguidas de adolescentes entre 12 e 18, são as maiores vítimas de violência sexual em Curitiba. Essas faixas etárias respondem por oito entre 10 dos casos de conjunção carnal e ato libidinoso registrados em 2010 e 2011 pelo IML. Já as mulheres entre 19 e 50 anos são as principais vítimas de lesão corporal, respondendo por 73% das ocorrências.
“Como cidadã, como médica legista e ginecologista, e como mulher lanço esta campanha para fazer a minha parte. Espero que a sociedade nos apóie nessa causa e ajude a divulgar a Lei Maria da Penha. Será um grande presente para as mulheres”, fala a médica. A campanha já está com quatro palestras agendadas para esse mês e antes de ser lançada já alcançou uma importante vitória.
Primeira conquista
Na última semana o Secretário do Trabalho do Paraná, Luis Cláudio Romanelli, assinou junto ao Conselho Estadual do Trabalho a resolução 310/2012 que coloca a mulher vítima de violência como prioridade no atendimento das agências do trabalhador em todo o estado.
Esta resolução foi idealizada por Romanelli e Maria Letícia em conjunto. “Eu apresentei o projeto da Campanha MaisMarias de Combate a Violência para o Secretário há algumas semanas e veio a idéia de tornar essa luta uma resolução com valor de lei, que vai dar prioridade às mulheres vítimas de violência no atendimento nas agências do trabalhador”, explica Maria Letícia.
Na resolução há o comprometimento em qualificar agentes das Agências do Trabalhador para esse atendimento. São no total 220 agências no estado que terão pessoas que atenderão prioritariamente as mulheres vítimas de violência. Elas serão capacitadas por meio do programa de telessalas, com instruções da Maria Letícia. “As agentes qualificadas terão a marca da campanha em seus crachás para serem facilmente identificadas, uma grande vitória”, vibra a médica. O Secretário Luiz Romanelli está otimista e aposta muito nessa iniciativa. “Tenho certeza que essa resolução vai ser replicada para outros estados”, comenta e ressalta a importância da campanha para a sociedade.
A campanha
Acampanha MaisMarias Contra a Violência é de iniciativa da médica legista e ginecologista Maria Letícia Fagundes e busca o apoio de instituições para a expansão do projeto. No site da campanha – http://www.marialeticiafagundes.c,om/category/maismarias/ – estão à venda camisetas MaisMarias. Quem quiser fazer parte da iniciativa, pode obter mais informações pelo link acima ou pelo email atendimento@marialeticiafagundes.com.br
Facebook: www.facebook.com/maismarias