Projetos com o uso da internet sobre meio ambiente e história de personagens como Leonardo da Vinci e Charles Darwin mostram a diversidade das apresentações reunidas na 1.ª Feira de Ciências e Tecnologia, que acontece até 2 de setembro, no Salão de Atos do Parque Barigüi, em Curitiba. O evento reúne cerca de 3 mil alunos de 20 escolas.
A partir de músicas ou histórias infantis, crianças com seis e sete anos da escola Lauro Esmanhoto, no Pilarzinho, aprenderam a criar uma linguagem multimídia. Com o auxílio das professoras Lindamir Chepelski e Valkíria Pereira, elas transformaram o enredo em uma nova linguagem, própria para computadores, criaram diálogos e desenharam personagens. ?Assim os alunos desenvolvem habilidade de raciocínio e criatividade?, explica Valkíria.
Outra idéia de trabalho com o uso da internet foi apresentada pelo Centro Educacional Infantil Olívio Soares Sabóia, da Cidade Industrial (CIC). Notícias aliadas ao entretenimento são produzidas por crianças de 3.ª e 4.ª séries, que estão publicando notícias sobre a feira no jornal eletrônico Tribuna Infantil (www.cidadedoconhecimento.org.br). Além do estímulo, os educadores preocupam-se com o uso responsável da internet pelas crianças.