Repelentes podem ser aliados – mas nem todos
O uso de repelentes é uma das medidas indicadas para evitar o contato com o mosquito Aedes aegipty, que transmite os vírus da dengue, da chikungunya e o zika vírus. Confira algumas dicas sobre isso.
Qual a efetividade de repelentes naturais?
Repelentes naturais como citronela e andiroba têm rápida evaporação e, portanto, um tempo de proteção muito curto, de 10 a 20 minutos. Assim, não são considerados repelentes seguros.
Há uma maneira correta para aplicar o repelente?
O repelente deve ser aplicado nas áreas expostas da pele (mãos, braços, pernas, pés, colo) e não é recomendável usá-lo por baixo das roupas. Como o efeito se dá pelo odor, a sobreposição das roupas pode anular o efeito do produto. Se usar hidratante, protetor solar e maquiagem, passe o repelente depois desses produtos. Outra recomendação é não usar produtos que combinam protetor solar e repelente, pois cada um tem diferentes intervalos para reaplicação.
Devo aplicar o repelente antes de dormir?
O mosquito transmissor da dengue tem hábito diurno, e, por isso, há maior chance de realizar a picada durante o dia. No período noturno, o ideal é fazer uso de mosquiteiros ou usar telas nas portas e janelas.