Começa neste domingo (2), no Cietep, em Curitiba, o 13.º Congresso Internacional de Educação a Distância. Promovido pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), com o apoio do Senai Paraná, o evento reunirá cerca de 800 pesquisadores, educadores, acadêmicos e dirigentes organizacionais de todo o país. Até quarta-feira (5) serão realizadas mesas-redondas com especialistas do Brasil e do exterior, além de plenárias, encontros estratégicos, palestras e grupos de trabalho com diferentes linhas de atuação. A abertura oficial acontecerá às 18h30. Antes disso, das 9 às 18 horas, serão realizados 12 minicursos, além de duas reuniões e uma assembléia-geral da Abed. Os interessados em participar poderão fazer a inscrição no local do evento.

continua após a publicidade

De acordo com dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância (ABRAEAD 2007), atualmente mais de três milhões de pessoas utilizam Educação a Distância (EaD) no Brasil. "O objetivo deste Congresso é estimular novas idéias em torno da questão de como sair da rotina e descobrir aplicações inovadoras de EaD", explica o professor Fredric Michael Litto, presidente da Abed, destacando que cerca de 200 trabalhos serão apresentados durante o Congresso. "São trabalhos científicos, relatos de experiências e outras formas de troca de conhecimento e experiências que promoverão o avanço em nosso campo de trabalho e estudo", completa.

Com o tema "Em busca de novos domínios e públicos através da educação a distância", a 13.ª edição do evento contará com a participação de especialistas internacionais como o norte-americano Michael Moore, o canadense Mohamed Ally, o indiano Sugata Mitra e o português Joaquim Ramos de Carvalho. "O tema está relacionado à necessidade de explorar novos conhecimentos e descobrir nichos de públicos que necessitam dos benefícios que a EaD pode oferecer", diz o presidente da Abed.

Programação especial

continua após a publicidade

Na segunda-feira (3), o destaque será a sessão plenária no auditório do Cietep, das 10 às 12 horas, com três especialistas da área: o norte-americano Michael Moore, o espanhol Santiago Castello Arrendondo e o brasileiro Celso José Costa, do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Às 15 horas, Moore lançará o livro "Educação a Distância – Uma visão integrada", escrito em parceria com Greg Kearsley.

Outros destaques serão a palestra "A Incorporação de Cursos de Formação em Idiomas para Trabalhadores de Diferentes Indústrias", que será apresentada, às 13 horas, por Nicolás Hellers, da revista e-Learning América Latina, e a mesa-redonda "Inovações Tecnológicas em Educação a Distância no Senai Paraná", que será promovida das 18h30 às 20 horas, também atrairá um grande público.

continua após a publicidade

Na terça-feira (4), a sessão plenária das 10 às 12 horas reunirá o canadense Mohamed Ally, o inglês Michael Eraut e o indiano Sugata Mitra. À tarde, cinco mesas-redondas deverão atrair grande atenção. Das 13 horas às 14h30, será promovida a mesa-redonda "Rede de Inovação Social: As Relações em Redes como Fomentadoras e Disseminadoras de Práticas Sociais com o uso de Ferramentas da Tecnologia da Informação", sob a coordenação do Sesi Paraná.

Das 16 às 18 horas, na mesa-redonda "Educação a Distância e Inclusão Digital para Pessoas com Necessidades Especiais", o Departamento Nacional do Senai apresentará o caso do aluno Valter Júnior, com deficiência auditiva, que fez o curso a distância de Informática. Das 16 às 17 horas, a mesa-redonda reunirá especialistas para discutir a "Capacitação Profissional com EaD". Das 17 às 18 horas, sob a coordenação da professora Carmem Maia, da Universidade de Londres, profissionais debaterão sobre o tema "Algo de Novo no E-Learning: Educação pelo Trabalho". Das 18h30 às 20 horas, acontecerão duas mesas-redondas: "Empreendedorismo Social: a Disseminação do Tema e Inserção de Novo Público por Meio de uma Proposta que Utiliza Ferramenta de EAD" e "Inovação no Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação Profissional".

Na quarta-feira (5), a sessão plenária reunirá Hélio Chaves Filho, do MEC; Alípio Santos Lela Neto, da UFPR; e Adeum Sauer, da Secretaria de Estado da Educação da Bahia em torno do tema "Ensino Profissional na Modalidade a Distância – Programas do Governo Federal". Após a plenária, os secretários de Educação da Bahia e do Paraná, Eduardo Requião, assinarão termo de cooperação técnica e parceria para o desenvolvimento interestadual da Tecnologia da Informação e Educação a Distância.

O encerramento do Congresso acontecerá às 12 horas. Na oportunidade, o presidente da Abed, Fredric Michael Litto, apresentará os resultados gerais do 13.º Congresso Internacional de Educação a Distância.

Serviço:
13° Congresso Internacional de Educação a Distância
Data: De 2 a 5 de setembro
Local: Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Paraná (Cietep)
Endereço: Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba (PR)
Mais Informações: www.abed.org.br/congresso2007