Confusão e reclamações no vestibular da PUC-PR

O segundo dia do vestibular de inverno da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, no campus de Curitiba, foi marcado por confusão e muitas reclamações. Pelo menos quinze candidatos chegaram atrasados ontem ao local da prova e, inconformados, tentaram conversar em vão com o presidente da comissão de vestibular, professor Elmo Brito.

Segundo os retardatários, o portão do Bloco Acadêmico da PUC-PR, onde aconteceram as provas, foi fechado antes das 14h20 – horário limite para a chegada dos candidatos. O professor Brito negou a informação e afirmou que a instituição não pode abrir precedentes para aqueles que chegaram depois do horário. Ontem, 32 candidatos faltaram às provas, totalizando 99 pessoas fora do concurso. Ao todo, 1.560 se inscreveram no vestibular para disputar as 1.375 vagas em 32 diferentes cursos. O concurso termina hoje.

Um dos mais revoltados era Rubens Pereira Júnior, de 29 anos, que tentava uma vaga no curso de Engenharia Química. Ele disse que chegou às 14h15, mas o portão já estaria fechado. “Fecharam antes. Queremos falar com o professor Elmo Brito”, pedia. A candidata Priscila Ferreira de Moura, 18, também estava inconformada. Ela contou que tinha ido bem no primeiro dia de provas e esperava um resultado positivo. “Estudei tanto, fiz cursinho (pré-vestibular) e agora acontece isso”, choramingava. Ela admitiu ter chegado às 14h20 e atribuiu o atraso ao trânsito. “Esse horário, depois do almoço, é muito ruim”, criticou. Amanda Fabiane de Souza, 16, ainda cursa o ensino médio e está prestando vestibular para Educação Física. Mesmo que o resultado não a coloque na universidade, ela reclamou muito por ter perdido a prova ontem. “Gastei R$ 90,00 (valor da inscrição) à toa.”

O presidente da comissão de vestibular alegou que todas as instruções, inclusive horários, constam no Manual do Candidato. “A gente tem interesse que os candidatos façam as provas, mas não pode abrir precedentes, senão não há mais regra. Lamento talvez mais do que os próprios alunos”, comentou. Segundo ele, foi dada tolerância de dois a três minutos depois das 14h20. “Quando o porteiro ia fechar, ainda pedimos para ele esperar mais um pouco. Só depois o portão fechou definitivamente.”

Matemática

As provas de História, Matemática e Biologia começaram a ser entregues aos candidatos às 14h30. Pouco antes das 15h30, alguns já começaram a deixar o local da prova. É o caso de Cristiane Kirsten, 17, que tenta uma vaga no curso de Nutrição. “Matemática é o meu fraco. Apesar de a prova estar fácil, não fui tão bem como ontem (anteontem)”, comentou. André Cleocir, 18, está disputando uma vaga em Engenharia Megatrônica, e está confiante no resultado. “Não gosto muito de Biologia, mas em Matemática fui bem. Terminei tudo em meia hora”, contou. Para não correr o risco de chegar atrasado, às 13h40 André já estava no local da prova. “Se Deus quiser vou passar”, afirmou o candidato Alex Strapasson, 18, também um dos primeiros a terminar as provas de ontem. Ele aposta que hoje seja seu melhor dia, com as provas de Química, Geografia e Física. Os portões fecham novamente às 14h20. O resultado do vestibular está previsto para o próximo dia 2, e as aulas começam em 29 de julho.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo