Confirmado 1º caso residente da dengue 4 no Paraná

A Secretaria da Saúde (Sesa) confirmou o primeiro caso residente da dengue 4 no Paraná. O Estado registrava um ou dois casos deste sorotipo por ano, mas sempre importados, ou seja, quando pacientes viajaram a outros estados e voltaram com o vírus. A situação nova aconteceu com o estudante sul-matogrossense Lucas Fernandes Santos de Morais, de 18 anos, em Paranavaí, no noroeste do Estado. Ele conta que nem se lembra da última vez que viajou para fora do Paraná.

Lucas relatou que os sintomas foram semelhantes ao de qualquer outro tipo de dengue: dores na cabeça, olho e corpo. Quando foi diagnosticada a suspeita de dengue, foi medicado e orientado a tomar muita água. Em uma semana, as dores passaram. O estudante já se recuperou, assim como um paciente de Maringá, que também foi infectado pela dengue tipo 4 no mês passado. Só que este caso foi considerado importado, pois o receptor do vírus esteve no Mato Grosso antes de ser atendido. Em ambos os casos, a confirmação do novo vírus só ocorreu na semana passada, após exames laboratoriais.

Perigo

A Sesa alerta que o novo vírus não tem diferença em relação aos demais, mas pode desencadear uma epidemia e até aumento de situações graves no Estado. A população fica exposta ao sorotipo 4 e não está imune. Quem já foi acometido por algum dos outros três sorotipos pode ter graves riscos em caso de uma segunda infecção.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo