Está previsto para o dia 17 de dezembro o início da obra de restauração da Ponte Pênsil Alves Lima. Tombada como patrimônio histórico e cultural dos Estados de São Paulo e Paraná, a ponte Pênsil Alves Lima é uma das três deste gênero existente no Brasil. A obra custará R$ 1,8 milhão e será custeada pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) uma empresa do grupo Votorantin.
O prefeito de Ribeirão Claro, Francisco Carlos ?Kiko? Molini comemorou a notícia do início das obras. Desde o início da atual gestão, o prefeito tem lutado para que a restauração do patrimônio histórico saísse do papel e partisse para a prática. ?Esta é uma luta de toda a região do Norte Pioneiro do Paraná, que pode comemorar esta vitória. Estamos satisfeitos com o resultado?, comemora o prefeito.
A Ponte Pênsil Alves Lima tem 164 metros de extensão, sendo 82,5 no setor pênsil e 81,5 no isostático, com largura total de 4,10 metros e 2,88 de vão livre. É a única ponte pênsil no Brasil com laterais e piso revestido em madeira.
História
Construída no início do século passado, a ponte foi uma das mais importantes ligações de São Paulo com o Sul do País. Localizada na divisa entre São Paulo e Paraná, sobre o Rio Paranapanema, a Ponte Pênsil Alves Lima já sobreviveu a duas revoluções. A primeira foi em 1924, quando revolucionários que se manifestavam contra o governo que se instalara e danificaram bastante a ponte, que precisou ser recuperada em 1925 na administração de Antônio Alves Lima. A situação política piorava cada vez mais, culminando com a Revolução de 1930, ocasião em que as forças favoráveis ao governo de Vargas dinamitaram as torres, destruindo totalmente a ponte. Somente em 1934, depois de terminada a revolução, a Diretoria de Obras Públicas (DOP) decidiu aproveitar toda a parte não destruída.
Em 1929, uma enchente também provocou vários danos na ponte. Nos últimos anos, no entanto, o desgaste e o vandalismo têm destruído a pouca história e estrutura que restam da ponte pênsil. Vários incêndios já foram provocados por vândalos, que destruiu grande parte do rolamento da via.