Confirmada restauração da Ponte Pênsil em Ribeirão Claro

Está previsto para o dia 17 de dezembro o início da obra de restauração da Ponte Pênsil Alves Lima. Tombada como patrimônio histórico e cultural dos Estados de São Paulo e Paraná, a ponte Pênsil Alves Lima é uma das três deste gênero existente no Brasil. A obra custará R$ 1,8 milhão e será custeada pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) uma empresa do grupo Votorantin.

O prefeito de Ribeirão Claro, Francisco Carlos ?Kiko? Molini comemorou a notícia do início das obras. Desde o início da atual gestão, o prefeito tem lutado para que a restauração do patrimônio histórico saísse do papel e partisse para a prática. ?Esta é uma luta de toda a região do Norte Pioneiro do Paraná, que pode comemorar esta vitória. Estamos satisfeitos com o resultado?, comemora o prefeito.

A Ponte Pênsil Alves Lima tem 164 metros de extensão, sendo 82,5 no setor pênsil e 81,5 no isostático, com largura total de 4,10 metros e 2,88 de vão livre. É a única ponte pênsil no Brasil com laterais e piso revestido em madeira.

História

Construída no início do século passado, a ponte foi uma das mais importantes ligações de São Paulo com o Sul do País. Localizada na divisa entre São Paulo e Paraná, sobre o Rio Paranapanema, a Ponte Pênsil Alves Lima já sobreviveu a duas revoluções. A primeira foi em 1924, quando revolucionários que se manifestavam contra o governo que se instalara e danificaram bastante a ponte, que precisou ser recuperada em 1925 na administração de Antônio Alves Lima. A situação política piorava cada vez mais, culminando com a Revolução de 1930, ocasião em que as forças favoráveis ao governo de Vargas dinamitaram as torres, destruindo totalmente a ponte. Somente em 1934, depois de terminada a revolução, a Diretoria de Obras Públicas (DOP) decidiu aproveitar toda a parte não destruída.

Em 1929, uma enchente também provocou vários danos na ponte. Nos últimos anos, no entanto, o desgaste e o vandalismo têm destruído a pouca história e estrutura que restam da ponte pênsil. Vários incêndios já foram provocados por vândalos, que destruiu grande parte do rolamento da via.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo