Curitiba, pelas características de sua população, já está acostumada a diferentes sotaques e diversidade de costumes e de cultura. Mas, em março de 2006, a cidade ganhará um verdadeiro caráter cosmopolita. As Conferências da Organização das Nações Unidas sobre Biodiversidade e Biossegurança trarão à capital representantes dos 191 países-membros da ONU: estadistas, políticos, integrantes de parlamentos, ministros, congressistas, pesquisadores, cientistas e jornalistas do mundo inteiro.
Esse contingente de visitantes, calculado em seis mil pessoas, se comunicará através dos seis idiomas oficiais da ONU: inglês, francês, espanhol, árabe, russo e chinês (mandarim). ?Esses serão os idiomas de comunicação no ambiente em que ocorrerão as conferências. O português não faz parte dessa lista?, informa Cristiane Santos, diretora executiva do Curitiba Convention Visitor Bureau, uma das entidades envolvidas no projeto que selecionou Curitiba para sediar o evento.
A assessora de imprensa do Comitê Municipal de Preparação da Conferência, Glaci Ito, adianta que toda a comunicação visual do evento será em português e inglês. Toda a sinalização do Expotrade, local das conferências, folhetos e demais publicações do comitê serão produzidos nesses dois idiomas. Ela informa ainda que a maioria dos representantes deverá trazer seus intérpretes e a própria ONU possui uma equipe capacitada para fazer a ponte entre esses seis idiomas oficiais e os demais.