A qualidade da água para banho nas praias e rios do litoral paranaense está melhor que na semana passada. É o que aponta o sexto boletim da balneabilidade divulgado ontem pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Nesta última avaliação, dos 49 locais monitorados semanalmente pelo órgão ambiental no litoral, 41 pontos encontram-se próprios para banho e apenas oito locais foram considerados impróprios e serão sinalizados com bandeiras vermelhas. São dois pontos próprios a mais do que na semana anterior, quando 39 locais foram indicados para a recreação.
Ao todo, 26 pontos serão sinalizados com bandeiras azuis e 15 com bandeiras amarelas. Estes, em condições climáticas normais, são adequados para banho, mas durante e após chuvas intensas devem ser evitados.
“O trabalho de fiscalização e orientação sobre a importância da correta ligação do esgoto ajuda muito a reduzir a poluição das praias”, disse o presidente do IAP, Tarcísio Mossato Pinto.
Tiveram melhora nas condições os pontos localizados no Largo Lamenha Lins, no rio Nhundiaquara, em Morretes e na praia das Caieiras, em Guaratuba, na rua Frederico Nascimento.