O tradicional grupo Lanteri, que há 28 anos apresenta o espetáculo Paixão de Cristo em Curitiba, reclama que foi pego de surpresa este ano. Diferente dos anos anteriores, a Prefeitura lançou um edital colocando em concorrência a apresentação. Segundo o presidente do grupo, Edson Martins, não há receio quanto à disputa pela preferência, mas há quanto à maneira como o edital foi apresentado.

continua após a publicidade

?Esse seria nosso 29.º espetáculo. Começamos já os ensaios e os trabalhos, inclusive. É tão tradicional que a gente não esperava por isso, ou pelo menos esperávamos que a Fundação Cultural tivesse entrado em contato conosco. Não estamos preocupados em disputar uma concorrência, porque temos profissionalismo e capacidade para fazer o espetáculo, mas da maneira como está o edital não temos nem como nos posicionarmos?, reclama Martins.

Segundo ele, o edital seria muito dúbio e não estaria sendo claro quanto ao tipo de espetáculo solicitado, tampouco o que seria avaliado e julgado entre os participantes do ?concurso?. ?Fomos pedir à Secretaria de Governo esclarecimento. Até o início da próxima semana, eles disseram que vão nos procurar com respostas sobre as nossas pontuações feitas quanto ao edital?, diz Edson.

Ainda como afirma o presidente do grupo Lanteri, eles desconhecem o motivo que levou à confecção de um edital somente este ano. ?Que eu saiba, de nossa parte não houve motivo, pois tivemos no último ano um público recorde, como sempre: 20 mil pessoas. E um edital agora não é nada estimulante, principalmente porque não há clareza?, afirma.

Prefeitura

continua após a publicidade

De acordo o secretário de governo, Maurício de Ferrante, o edital n.º 004/2006, disponível desde o último dia 14, tem um significado. ?Esse edital significa que qualquer grupo de teatro que queira fazer esse espetáculo possa participar. Todos os procedimentos agora, em todas as áreas – dentro da atual administração – serão licitados. Como manda a lei: sem discriminação ou preferências?, explica.

O secretário afirma conhecer as pontuações feitas pelo grupo Lanteri quanto ao edital, e diz que as mesmas estão sendo analisadas. ?Eles disseram que o edital é muito amplo, que abriria margens à participação de grupos não sérios e fizeram algumas observações. Estamos estudando. Estamos em um período de conversação?, diz Maurício. Ele garante que não houve qualquer problema com o grupo Lanteri e as apresentações anteriores.

continua após a publicidade

O edital de encenação da Paixão de Cristo está disponível no site da Fundação Cultural, www.fccdigital.com.br, no link lei/editais.