A reconstrução do terminal de transporte metropolitano do Alto Maracanã, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, está com 50% dos serviços executados e os trabalhos entram agora na reta final. ?Com a Rua Arquimedes totalmente estruturada para receber os ônibus e os usuários do sistema, passamos a realizar agora as obras onde funcionava o velho terminal?, informa o secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto.

continua após a publicidade

O terminal foi inaugurado em 1986, passou por obras em 1996 e está sendo totalmente remodelado em 2007. Nas 24 linhas que hoje utilizam o local, o movimento é de cerca de 87 mil passageiros/dia. Com a remodelação, haverá mais espaço e conforto para os usuários. O número de passageiros e o de linhas, por exemplo, vai diminuir num primeiro momento, pois 30% da demanda será transferida para o novo terminal do Guaraituba, que começará a operar dentro de pouco tempo.

Melhorias

A pavimentação da Rua Arquimedes, o calçadão em frente às lojas, a estrutura metálica e cobertura, e os bancos, entre outras benfeitorias, põem fim aos antigos transtornos que a população enfrentava no Alto Maracanã. Usuários, funcionários do terminal, cobradores e motoristas já usufruem dos novos espaços que vão sendo liberados.

continua após a publicidade

?Uso o terminal duas vezes por semana e estou achando muito boa a reconstrução, porque antes era um sofrimento pegar ônibus aqui. Agora está muito melhor, pois antes eu nunca conseguia sentar para esperar o meu ônibus e agora fico bem tranqüila, acomodada aguardando o embarque?, relata a professora Rita de Cássia, da rede municipal de ensino de Colombo e moradora do Bairro Rio Verde, que sempre reclamava da péssima conservação e da estrutura dos antigos sanitários.

Para o segurança Josiel Messias, morador do Bairro São Gabriel também em Colombo, o aglomerado de pessoas era um transtorno. ?Mesmo sem terminar a obra já está 100% melhor se compararmos com o antigo terminal. Era uma confusão de pessoas por todos os lados. Fico imaginando como ficará quando ele estiver totalmente em operação?, diz.

continua após a publicidade