Concessionária nega reclamações sobre pedágio

Os problemas em relação à cobrança automática de pedágio, relatados pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Setcepar) na segunda-feira não estão acontecendo, de acordo com a empresa que opera o sistema. A principal reclamação é da cobrança indevida de valores nas faturas devido a erros no registro do número de eixos dos caminhões, mesmo com o cadastro das informações dos veículos nos aparelhos usados na leitura eletrônica nas praças de pedágios, os tags.

Em nota oficial, a Via Fácil esclarece que “os veículos de carga podem ter configurações diferentes, conforme a necessidade de cada viagem e, por isso, existem equipamentos eletrônicos, como detectores de eixos e captação de imagens laterais dos veículos, de forma a tarifar cada passagem conforme o número de eixos efetivamente utilizados naquele momento”. Este seria o motivo de algumas faturas chegarem com valores acima do esperado pelas transportadoras.

Dica

A empresa ainda orienta que “caso o cliente discorde da tarifa enviada pela concessionária, a contestação é registrada”. Após esse procedimento, a Via Fácil devolve o valor ao cliente primeiro para depois apurar se houve algum erro, conforme explica a nota. O sistema é utilizado em 94% das rodovias concessionadas de todo o País. De acordo com o Setcepar, os erros na cobrança estariam acontecendo em todo o território nacional.