Pais e alunos de quinta a oitava séries da Escola Estadual Herbert de Souza, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, participaram de atividades ligadas ao Comitê de Entidades de Combate à Fome e pela Vida (Coep).
Durante a manhã, eles assistiram a um CD-ROM (compact disc ? read-only memory) sobre a vida de Herbert de Souza, o Betinho, que morreu em 9 de agosto de 1997 e foi o idealizador do comitê. Depois, discutiram questões ligadas à cidadania, solidariedade e convivência. “À medida que lêem textos escritos por Betinho e trocam idéias sobre cidadania, os alunos vão se sensibilizando e envolvendo com o assunto. O engajamento de todos nas atividades acaba sendo bastante positivo”, revela o diretor da escola. Roque Jungbluth.
No decorrer da última semana, 30 mil alunos de 26 escolas da rede pública de São José dos Pinhais participaram de atividades ligadas ao Comitê. Eles escreveram frases e poesias, sobre o tema cidadania, para um concurso promovido pelo Coep. Também realizaram campanhas de arrecadação de agasalhos e alimentos, a serem distribuídos a comunidades carentes do município.
Segundo a secretária executiva do Coep-PR, Conceição Contin, as atividades acontecem anualmente e servem para estimular os estudantes a promoverem ações de cidadania dentro das comunidades onde vive. “Após a realização das atividades propostas pelo comitê, a mudança dos alunos é percebida mesmo em sala de aula. O relacionamento entre eles melhora, sendo que passam a ter uma visão mais ampla da comunidade onde estão inseridos”, firma. (CV)