O novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Isis Sanson Monte Serrat, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi inaugurado nesta terça-feira (27) pelo prefeito Gustavo Fruet. A unidade irá atender 150 crianças, de três meses a 5 anos. Ainda nesta terça, Fruet entregou a obra da quadra coberta na Escola Municipal Otto Bracarense, também na CIC. O investimento total nas duas unidades foi de R$ 1,6 milhões.
“Entregamos o primeiro CMEI da gestão na CIC para deixarmos muito claro de que lado estamos. Ao lado das famílias que mais precisam e dependem dos serviços da Prefeitura”, disse Fruet.
Investimentos nas áreas da educação e saúde foram destacados pelo prefeito como as prioridades da administração. “Estamos trabalhando muito para garantir aos cidadãos a ampliação e a melhora dos serviços”, disse. Ele ressaltou o trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Educação, que espera confirmação do governo federal para, em breve, dar início ao processo de licitação para a construção de outros 34 CMEIs que foram cadastrados no programa Pró-Infância PAC 2 do governo federal.
“Será a gestão que mais vagas abrirá na educação infantil”, afirmou o prefeito, lembrando os esforços feitos pela sua administração para que o CMEI fosse construído. As obras haviam sido iniciadas em 2008 e não foram concluídas pela administração anterior. Foi preciso que a Prefeitura solicitasse neste ano um pedido de crédito complementar à Câmara Municipal para garantir os recursos necessários. Daí para a frente a obra foi concluída em sete meses.
“Estamos ampliando as vagas, mas, sobretudo investindo fortemente na qualidade da educação”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
Construído no conjunto Arroio, o CMEI Isis Sanson Monte Serrat tem 611,41 metros quadrados de área e está equipado para atender em período integral 150 meninos e meninas na educação infantil. A unidade recebeu o nome da enfermeira e educadora que na década de 50 inaugurou um dos primeiros jardins de infância da cidade. Artesã de grande talento, Isis foi também um das fundadoras da feira de artesanato do Largo da Ordem.
Presente à cerimonia de inauguração do CMEI, a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho, Mirian Gonçalves, destacou a importância de Isis para a cidade. “É uma pessoa que nos orgulha muito. Todas as crianças que por aqui passarem vão perpetuar a história desta grande mulher”, disse Mirian.
O viúvo de Isis, Paulo de Tarso Mont Serrat, filhos e netos acompanharam a inauguração da unidade. Famílias aproveitaram a festa de inauguração para conhecer melhor o local onde os filhos serão cuidados e educados.
A cozinheira Reginalda Slominski, mãe da Carmen, de quase 3 anos, olhou todo o prédio onde a filha irá passar os dias. “Dei uma pausa no trabalho para participar da festa. Estou muito realizada por ter um lugar tão bom para minha filha ficar”, disse Reginalda.
Quadra
A quadra coberta construída na Escola Municipal Otto Bracarense dará mais conforto e ampliará as atividades esportivas e culturais praticadas pelos 944 estudantes do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental. Também servirá para festas e encontros das famílias nos fins de semana, durante as atividades do programa Comunidade Escola.
A quadra é a terceira inaugurada neste mês. Nesta quinta-feira será entregue outra – na Escola Municipal Nivaldo Braga, no Boqueirão – e nos próximos dias a quadra da Escola Castro, no Xaxim. Além dessas cinco escolas, outras três quadras cobertas estão em obras e previstas para serem entregues em novembro.
Estiveram presentes nas inaugurações o líder do prefeito na Câmara, vereador Pedro Paulo, e os vereadores Cristiano Santos, Dirceu Moreira, Professora Josete, Toninho da Farmácia e Luiz Felipe Braga Cortez.