Computadores do Serprovão equipar duas escolas

O Colégio Estadual Prieto Martinez, no Bom Retiro, e o Colégio Estadual Professor Lysimaco Ferreira da Costa, na Água Verde, ambos em Curitiba, vão ganhar, juntos, 82 microcomputadores, até o próximo dia 13. A doação é do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), dentro da ação de Responsabilidade Social e Cidadania. O projeto, de âmbito nacional, consiste no aproveitamento de equipamentos descartados por motivo de defasagem tecnológica e na posterior doação a organizações públicas carentes de recursos informáticos. No último sábado, cerca de sessenta pessoas, entre funcionários do Serpro, alunos, familiares e professores, fizeram um mutirão para testar os equipamentos, fazer a limpeza e a embalagem das máquinas.

“O objetivo é equipar as escolas públicas com microcomputadores para ajudar no combate à exclusão digital”, explica a assessora de imprensa da Serpro, Julena Dias Franco. “Um micro na escola pode ajudar crianças e adolescentes a conseguir uma vaga no mercado de trabalho no futuro.” Ela lembra que outras empresas poderiam ter a mesma iniciativa.

Segundo Julena, 82 CPUs e 82 monitores, além de 140 impressoras matriciais, puderam ser aproveitados. Outras vinte máquinas tiveram de ser descartadas. A Serpro agora pretende entrar em contato com empresas fornecedoras de equipamentos de informática para conseguir mouses e teclados, e assim entregar os micros completos.

Essa é a segunda vez que a Serpro realiza a mobilização. A primeira foi em 2001, quando 22 máquinas foram doadas também a colégios públicos do Paraná. No âmbito nacional, foram 1.915 itens recolhidos, dentre eles 483 CPUs, 605 monitores de vídeo e 643 impressoras.

Julena explica que a direção dos dois colégios se interessou pelos equipamentos e entregou a cópia de designação de diretores e cópia do Diário Oficial com a criação da escola pública ? documentos exigidos para concorrer ao processo de seleção. A Escola Lysimaco Ferreira da Costa recebeu 42 micros e a Prieto Martinez, 40. Segundo a assessora de imprensa, qualquer entidade pública (não necessariamente escolas) pode concorrer aos micros. A idéia, segundo ela, é fazer nova doação em meados de novembro.

Serviço:

Entidades públicas interessadas na doação podem obter maiores informações no Serpro ? regional Paraná. Fone: (41) 313-8273.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo