Compra de cartão-transporte gera desconforto

As empresas de Curitiba começaram a cadastrar seus funcionários para receber o cartão-transporte. Eles representam 85% dos 300 mil passageiros que usam o sistema e vão ser os primeiros a receber o dispositivo. Os demais usuários precisam esperar até que seja definida a data para começar o cadastramento. No entanto, algumas pessoas já procuraram a Urbs (empresa que gerencia a Rede Integrada de Transporte) e têm perdido tempo na fila tentando adquirir o cartão.

Roselis Benato, de 45 anos, foi na semana passada até a Urbs para fazer o cartão-transporte para os três filhos. Ela não gostou dos vales de papel e também não quer que os filhos carreguem dinheiro, pois teme assaltos. Segundo Roselis, ela ficou mais de uma hora e meia esperando para ser atendida. Foi embora porque o sistema estava com problemas. Ontem, esteve mais uma vez no local e a situação se repetiu. Mas a assessoria de imprensa da Urbs informou que a confecção dos cartões para esse perfil de público ainda não começou. Por enquanto, só podem adquirir o cartão os idosos, deficientes, estudantes que pagam meia-passagem e algumas pessoas que estão testando o sistema. Só começou o processo de cadastramento de funcionários de empresas. “Fui duas vezes até o local, fiquei na fila e não fui avisada”, reclama Roselis.

A assessoria de imprensa da Urbs informa que não existe prazo definido para que as primeiras empresas recebam os cartões. Também não há informações sobre quantas já se cadastraram. Mas até o fim do ano todas as pessoas que recebem vale-transporte devem estar usando o novo mecanismo e os demais usuários que optarem pelo sistema. Cerca de trezentos postos vão estar espalhados na cidade para recarregar o cartão. No caso de funcionários, a empresa compra o crédito e o funcionário recarrega o dispositivo no posto que quiser, dia e horário de preferência. Os créditos que não são gastos no mês ficam acumulados.

As fichas metálicas só vão ser aceitas nos ônibus até o dia 17 deste mês. A partir desta data só vão ser aceitos os vales de papel e posteriormente só os cartões ou dinheiro. Quem dispõe de vales metálicos, independente da quantidade, e não vai conseguir usá-los até a data estipulada deve ligar o número 156 para se cadastrar. Aos poucos, para evitar filas, a Urbs vai trocar os vales por créditos no cartão-tranporte.

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