Mudanças no comportamento são essenciais para frear e reverter o aquecimento global. A opinião é do belga Jean-Marie De Backer, presidente da holding Carbon Management Consulting (CMC), especializada em dar assistência para empresas na aquisição da certificação de créditos de carbono e mecanismos de desenvolvimento limpo. Ele esteve ontem em Curitiba, onde ministrou palestra na Assembléia Legislativa do Paraná, a convite do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida.
De Backer falou sobre atividades humanas que aumentam a emissão de gases, conseqüências do aquecimento global, medidas para reduzir o efeito estufa e o mercado de créditos de carbono. ?O Protocolo de Kyoto está aí para reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera, por meio de acordos internacionais. Mas cada país deve investir em programas próprios. Existem vários exemplos até mesmo do que cada pessoa pode fazer, como diminuir o tempo gasto no banho. É preciso mudar o comportamento. Isso também é uma questão de educação?, avalia.
O belga explicou que o atual mercado de créditos de carbono ainda é muito flutuante, mas que possui um enorme potencial. Além disso, há projetos e mecanismos, como a utilização de biomassa para a geração de energia, que podem ajudar no cumprimento das metas do Protocolo de Kyoto, referentes à redução da emissão de gases na atmosfera em todo o planeta. ?O problema da mudança climática é muito urgente. O futuro do planeta está em jogo?, opina De Backer, que também se dedica ao desenvolvimento das relações bilaterais, nesta área, entre Brasil, Bélgica e membros da União Européia.