Comitiva da Província Autônoma de Trento, Norte da Itália, conheceu, sábado (23), as obras da Sanepar em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, e as ações compensatórias pela construção da Barragem de Piraquara II. Inaugurada em setembro do ano passado, a barragem recebeu investimentos de R$ 74 milhões e, desse montante, foram reservados recursos da própria empresa, de R$ 5 milhões, para investir em 12 empreendimentos de compensação para Piraquara.
O presidente da Sanepar, Stênio Jacob, juntamente com as autoridades do município, recebeu a comitiva na construção da Vila de Processamento Agroecológico. “Tratam-se de obras e ações inéditas e que servirão de referência para outros Estados e países. Nossa meta é auxiliar a promoção do turismo sustentável em Piraquara”, destacou.
Além dos investimentos na construção, o complexo de processamento da vila será totalmente equipado com abatedouro de pequeno porte, para caprinos, ovinos, suínos e peixes; uma unidade de produção agroartesanal e uma outra para produção de mel; vinícola de pequeno porte; unidade de laticínios e processamento de produtos de origem animal.
A vila será administrada pela Cooperativa Trento Transforma, beneficiando cerca de 200 produtores rurais da região da Bacia do Piraquara e indiretamente os 100 mil habitantes do município. Esta medida compensatória foi amplamente discutida com a população em audiências pública.
“Mais uma vez a Sanepar saiu na frente dos demais estados brasileiros, pois, ao implantar esse tipo de compensação, dará oportunidade aos produtores de trabalhar de maneira ambientalmente correta, adaptando o regime de produção da região ao que ela pode oferecer de melhor”, defende.
Para a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia, Maria Arlete Rosa, o fundamental é que a cooperativa vai funcionar dentro de padrões ambientalmente corretos. “A Trento Transforma será exemplo de gestão sustentável. Ela vai permitir que os produtores desenvolvam diversas atividades dentro do que a legislação permite numa área de proteção ambiental”, enfatiza a diretora. Os parceiros da Sanepar nesse empreendimento são a Emater e a Prefeitura de Piraquara, na assistência técnica, e o Instituto Ambiental do Paraná, na fiscalização.