A Comissão Especial dos Táxis, da Câmara Municipal de Curitiba, se reuniu nesta quinta-feira (03), com vereadores de municípios da região metropolitana, para debater melhorias e soluções a fim de elaborar um relatório ao prefeito Luciano Ducci. Também esteve presente na reunião o deputado estadual e ex-vereador Roberto Aciolli (PV), que foi taxista por 17 anos.
“Precisamos agir de forma integrada, ouvindo todos, e aprender com as boas experiências de outras cidades”, destacou o vereador Jair Cézar (PSDB), presidente da comissão. Os parlamentares abordaram questões como a fiscalização e a legislação referente ao trabalho dos táxis em corridas intermunicipais, o uso de uniformes e a caracterização dos automóveis, a lei tributária, que prevê valores distintos no pagamento do ISS de um município para outro, entre outros temas.
Ivone Carvalho dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Pinhais, salientou que as cidades vizinhas devem ser parceiras da cidade, mas suas autonomias, em relação à política e à legislação, devem ser asseguradas. “É natural que a cidade maior exerça certa influência, mas aqui estamos defendendo a integração, pois as cidades são interdependentes”, observou o vereador Pedro Paulo (PT). O deputado estadual Roberto Aciolli enfatizou o tema da segurança. “Trabalhei como taxista por 17 anos, tenho muito orgulho e boas lembranças da praça, mas perdi muitos amigos taxistas por conta da violência”, contou o parlamentar.