Integrantes da Comissão de Usuários de Rodovias, criada em 1998, fizeram vistoria ontem, das 8h30 às 17h30, em obras executadas em áreas de responsabilidade da concessionária Ecovia. A inspeção foi feita em 137 km da BR-277 (entre Curitiba e Paranaguá), da PR-508 (que liga a localidade de Alexandra, em Paranaguá, a Matinhos) e da PR-407 (BR-277 a Praia de Leste).
Segundo o engenheiro civil e presidente da Comissão, Antônio Celso Ferreira Junior, o principal objetivo do trabalho, além de auxiliar o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) na área de fiscalização, é garantir à sociedade que as obras estão sendo bem executadas e que o dinheiro pago pelo pedágio está sendo bem investido. “Queremos prestar um serviço à comunidade, garantindo a transparência no processo de realização das obras”, afirma. “Temos acesso a todas as informações e documentos que dizem respeito ao assunto.”
Na opinião de Antônio, entre as obras executadas nos últimos anos em áreas de responsabilidade da Ecovia, estão apresentando resultados bastante positivos, principalmente, o viaduto da Avenida Rui Barbosa e a instalação de passarelas e construção de telas ao longo da BR-277, bem na saída de Curitiba. “Estas obras estão diminuindo muito o número de acidentes”, garante. “Na área em que as telas foram colocadas, por exemplo, estão sendo verificados índices zero de óbitos de pedestres, pois as telas evitam que eles atravessem a rodovia em locais inadequados.”
O que falta fazer
Entre as melhorias que ainda podem ser realizadas, o engenheiro aponta a correção de algumas imperfeições na pavimentação da BR-277 e obras de restauração de parte dos acostamentos. Estes vão se deteriorando devido aos caminhões que vão para o porto de Paranaguá e estacionam para esperar sua vez de descarregar.
No fim da tarde, integrantes da comissão, composta por quinze pessoas, se reuniram na Secretaria de Estado dos Transportes. Até o fim do mês, eles devem entregar relatórios contendo avaliações das áreas vistoriadas ao secretário Wilson Justus.