Comissão aprova participação do Estado na gestão do lixo da RMC

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembléia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (19) projeto de lei que prevê a participação do Estado do Paraná no Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Metropolitana de Curitiba. A participação se dará, conforme a proposta, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

?Aprovamos o projeto porque os próprios municípios da região metropolitana defendem a presença do Estado no consórcio. A comissão aprovou ainda a proposta que após o projeto aprovado seja realizada uma audiência pública para a formalização do consórcio?, disse Reni Pereira (PSB), relator do projeto na CCJ.

O projeto segue em regime de urgência para a Comissão de Ecologia e Meio Ambiente e na próxima semana ao plenário para votação dos deputados. O líder do Governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB) adiantou que a participação do Estado é necessária em função do esgotamento do Aterro da Caximba ? o que exige providências compartilhadas entre o Estado e as cidades no que diz respeito a proteção ao meio ambiente e no cumprimento da legislação federal.

O consórcio reúne 15 cidades da região metropolitana – Almirante Tamandaré, Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Quatro Barras, Quitandinha e São José dos Pinhais – e é composto ainda por dois conselhos e duas câmaras técnicas.

Essas cidades usam o aterro sanitário da Caximba para disposição e tratamento de lixo domiciliar. O consórcio tem por finalidade integrar ações, organizar e gerenciar as atividades relativas à política de resíduos sólidos urbanos das cidades usuárias do aterro, além de encontrar alternativas para destinação do lixo produzido na região.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo