O tom rubro está dominando o comércio do entorno da Arena da Baixada, mas não tem nada a ver com o Atlético Paranaense. Essa “onda” vermelha que está se espalhando pelas ruas próximas ao estádio é por causa dos patrocinadores oficiais da Copa do Mundo. A Coca-Cola e a Ambev estão em uma disputa pelo espaço para ver quem conquista mais estabelecimentos para divulgar suas marcas durante a realização do Mundial.
Muitos desses negócios já haviam sido fechados durante o ano passado. Os comerciantes foram procurados por representantes dos patrocinadores e receberam uma proposta de reforma na fachada. “Já estava precisando de uma pintura nova. Eles me ofereceram pintar a fachada inteira e até trocaram o toldo aqui da frente. Achei que ficou ótimo”, conta o comerciante Mauro Comarella.
Segundo o comerciante, tudo foi custeado pela empresa patrocinadora da Copa. Mauro é proprietário da Merceária Comarella, que fica a duas quadras do estádio que receberá quatro jogos do Mundial. Boa parte das obras da Baixada ainda não passam de um esqueleto gigante, mas os comerciantes são otimistas. “Parece que está tudo atrasado, mas acredito que no final a Copa vai acontecer”, diz.
Outro comerciante que aguarda os representantes da Coca-Cola para dar “um tapa” na frente de seu estabelecimento é Sergio Lins Carvalho. O dono do Bar do Serginho conta que foi procurado por representantes da marca internacional na semana passada. “Aqui tudo sempre foi vermelho. Mas eles falaram que viriam aqui para fazer uma pintura nova e trocar esses toldos. Não está velho, mas novo é melhor ainda”, afirma.
Sem restrição
Os comerciantes esclarecem que aceita a oferta que quer. “A gente gostou, pois além de dar uma renovada meu nome está ali. Isso que importa”, diz Sergio. Independente das propagandas, dentro do bar o cliente que decide se vai querer um refrigerante da marca vermelha, da verde ou da azul. “Não houve nenhuma restrição. Dentro do meu bar vendo a marca que quiser”, diz.
A reportagem tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal da Copa do Mundo, criada especialmente para tratar de assuntos referentes ao Mundial, mas não conseguiu nenhuma resposta até o fechamento da matéria. A Secretaria ajudará a fiscalizar a publicidade irregular no entorno da Arena da Baixada durante o Mundial.