Comerciantes do Hauer e do Boqueirão, em Curitiba, estão ansiosos pela reforma da Avenida Marechal Floriano Peixoto na região. A parte da via entre o centro e a Linha Verde está concluída, mas no restante dela é possível encontrar asfalto em péssimas condições em alguns trechos. A canaleta onde circulam os ônibus Expresso e onde também passará o Ligeirão, que será implantado no final deste mês, está praticamente pronta até o terminal do Boqueirão. No entanto, nas faixas onde trafegam os carros a situação não mudou.

continua após a publicidade

Atualmente, equipes da prefeitura de Curitiba terminam as obras nas calçadas das canaletas da Marechal. “A gente fica chateado porque demora para terminar uma avenida antiga, que é referência para Curitiba. A gente vê tanta coisa que ainda precisa ser feita”, comenta o comerciante Darci Fabris, que ainda aguarda a prometida construção da ciclofaixa para o trânsito de bicicletas. “A parte onde os carros passam está bem danificada. A avenida está precisando muito de um recapeamento”, avalia o comerciante Márcio Tiburski.

Estacionamento

Outra reclamação de moradores e comerciantes está relacionada com as áreas de estacionamento. Em algumas partes da Avenida Marechal Floriano Peixoto elas foram eliminadas com a recente reforma da canaleta para os ônibus. Isto está afetando o comércio da região. Pela condição da via, muitos motoristas ainda preferem trafegar pelas paralelas da Marechal, nas ruas Anne Frank e Aluísio Finzetto. “Tem lojas aqui que estão sem qualquer movimento. É triste de ver. Tem loja que quase fechou. O movimento caiu bastante na Marechal Floriano e as pessoas foram para as outras ruas”, relata o morador Ricardo José Ferrarini. Ferrarini. “Acabaram com o estacionamento na frente da minha loja e isto prejudicou bastante o movimento”, declara Tiburski. Em alguns pontos da Marechal, como na frente de bancos, é possível ver carros parados na pista da direita, justamente onde não há espaço para estacionamento no lado esquerdo. A avenida, que possui três faixas, fica com apenas duas para circulação quando isto ocorre.

continua após a publicidade

A prefeitura de Curitiba, por meio da assessoria de imprensa do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), informou que o projeto de revitalização da Marechal Floriano, entre a Linha Verde e a divisa com São José dos Pinhais está dentro do cronograma do Programa de Aceleração do Crescimento da Copa do Mundo de 2014 (conhecido como PAC da Copa) e será feito com financiamento da Caixa Econômica Federal.

Serão revitalizados o pavimento, as calçadas, o estacionamento, a iluminação e o paisagismo das vias lentas, as que estão de frente para o comércio. Está prevista a implantação de uma ciclofaixa de 5 quilômetros de extensão. Segundo a assessoria, os projetos ainda precisam ser contratados para a realização da licitação. Mas a expectativa é começar a obra ainda em 2010.

continua após a publicidade

Sobre a queda no movimento na Marechal, o Ippuc comunicou que a avenida e as ruas Anne Frank e a Aluísio Finzetto foram um trinário, com o conceito de que as pistas lentas sejam usadas para quem quer acessar o comércio. Quem está apenas de passagem deve usar as vias paralelas, o que melhora o trânsito.